TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Das Concorrencias

Dissertações: A Era Das Concorrencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

A era da concorrência entre redes

as redes requerem uma inversão semelhante de suposições a respeito de práticas que parecem aumentar o poder de mercado ou o tamanho do objeto da empresa, reduzindo, assim, o bem-estar agregado. Por exemplo, no contexto de monopólios tradicionais, práticas como vendas casadas (“tying arrangements”) ou restrição de mercado (“exclusive dealing restrictions”) são convencionalmente consideradas como meios artificiais de extensão de poder de mercado e, portanto, algo que a legislação de defesa da concorrência deveria proibir ou, ao menos, desfazer.

De outro lado, no contexto de uma rede, tais práticas talvez sirvam para expandir ou consolidar as externalidades positivas de uma participação em rede e, portanto, elevando o bem-estar em vez de diminuí-lo

Ajustes similares devem ser feitos com respeito à avaliação das relações horizontais entre aparentes concorrentes. Em um contexto de elevação do custo nas indústrias tradicionais, acordos ou formas de cooperação entre competidores são motivações para a suspeita antitruste. A questão é mais problemática no caso de redes.

A cooperação entre concorrentes pode ser um meio para capturar os benefícios da rede, ou, ainda, um movimento na direção de consolidação de uma maior e mais benéfica rede. Um exemplo óbvio é o acordo entre concorrentes para padronizar características de um produto ou serviço.

A padronização ou a interoperabilidade é um meio para capturar os benefícios da rede. Atualmente, a doutrina antitruste não tem reconhecido esse ponto. No caso Radiant Burners, a Suprema Corte considerou que os esforços para criar um padrão industrial violavam o Sherman Act. A suspeita antitruste de acordos de padronização de produtos entre concorrentes tem certamente diminuído desde então.

Mas existem muitos outros tipos de acordos entre concorrentes que se assemelham menos à padronização, mas que podem servir para ajudar a capturar ou estender as externalidades de rede. Uma vez que não há um método claro de medição da extensão das externalidades de rede, não há uma forma automática confiável para saber se ainda uma concentração de empresas concorrentes que prestam serviços relacionados de rede aumenta ou reduz valor.

fonte:http://nedep.files.wordpress.com/2011/07/george-l-priest-rethinking-antitrust-law-in-age-of-network-industriestraducao.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com