TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Keynesiana

Pesquisas Acadêmicas: A Era Keynesiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Keynesiana

John Maynard Keynes (1883-1946)

A teoria keynesiana é o conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego.

Keynes foi conselheiro de diversos governos da Inglaterra.

As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado. Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.

O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.

Terminada a Segunda Guerra Mundial, participou ativamente dos trabalhos de criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Dizia que o capitalismo não regulado mostrava-se incompatível com a manutenção do pleno emprego e da estabilidade econômica.

Na década de 1970 o keynesianismo sofreu severas críticas por parte de uma nova doutrina econômica: o monetarismo. Em quase todos os países industrializados o pleno emprego e o nível de vida crescente alcançados nos 25 anos posteriores à II Guerra Mundial foram seguidos pela inflação. Os keynesianos admitiram que seria difícil conciliar o pleno emprego e o controle da inflação, considerando, sobretudo, as negociações dos sindicatos com os empresários por aumentos salariais.

Por esta razão, foram tomadas medidas que evitassem o crescimento dos salários e preços, mas a partir da década de 1960 os índices de inflação foram acelerados de forma alarmante.

A partir do final da década de 1970, os economistas têm adotado argumentos monetaristas em detrimento daqueles propostos pela doutrina keynesiana; mas as recessões, em escala mundial, das décadas de 1980 e 1990 refletem os postulados da política econômica de John Maynard Keynes.

Ciência Econômica depois de Keynes

Na área da Ciência Econômica, até agora não surgiu nenhuma obra que provocasse impacto semelhante a Keynes. Nem idéias que revolucionassem tão intensamente a maneira de considerar os problemas econômicos, políticos, sociais e culturais, tal como aconteceu com o keynesianismo. Nem mesmo no momento atual, quando o próprio keynesianismo começa a refluir diante da escalada do neoliberalismo.

Há outra característica que talvez explique esse fenômeno: hoje, existe uma avalanche de contribuições científicas esparsas e, em geral, limitadas a determinados aspectos da teoria econômica e/ou de sua aplicação, deixando confusos os próprios economistas.

Soma-se a tudo isso o fato de a grande maioria dos economistas permanecerem fechados em pequenas comunidades de trabalho, como um determinado departamento de uma faculdade, ou um centro de pesquisa altamente especializado.

Entretanto, a Economia é a ciência que mais se destaca no conjunto de ciências sociais., sobretudo por sua multiplicidade de aplicações práticas.

Com a implosão dos regimes comunistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com