TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre A Escola Liberal E A Escola Keynesiana

Casos: Diferenças Entre A Escola Liberal E A Escola Keynesiana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: Atividade:

Título:

Aluno:

Disciplina: Turma:

Introdução

Esta atividade tem como objetivo analisar as diferenças entre a Escola Liberal e a Escola Keynesiana, apontando alternativas para a crise atual a partir das teorias oriundas dessas escolas.

Características principais da Escola Clássica

A Escola Clássica tem como base os primeiros estudiosos das forças econômicas.

Na fase pós-iluminismo temos:

1. Fisiocratas que viam a terra como única fonte de riqueza e eram contra as idéias mercantilistas;

2. Liberais que entendiam o mercado como ferramenta para que o Estado obtivesse saldos positivos na balança comercial, acumulando capital e então, por necessidade de manter um mercado consumidor, promoveria a distribuição de renda.

O estudo científico da Economia teve início com Adam Smith, considerado o pai da Economia, que em seu livro “A Riqueza das Nações”, defendeu a teoria de que a Economia, e o lucro dos capitalistas, crescem e se sustentam através da divisão do trabalho, livre concorrência e da interferência do Estado na proteção da propriedade, controle dos juros e emissão da moeda.

O estudioso David Ricardo definiu o valor do trabalho como

sendo a quantidade de trabalho empregado na produção de uma mercadoria.

O reacionário Malthus tentou defender idéias com o objetivo de manter e ampliar os ganhos dos detentores do capital às custas do sacrifício dos pobres e trabalhadores.

A Revolução Industrial valorizou o desenvolvimento individual e a concorrência.

O pensador Marx se preocupou com a melhoria das condições de trabalho e na apropriação dos meios de produção pela classe trabalhadora. Foi um crítico das idéias da Escola Clássica, revisou e criou conceitos e teorias sobre as condições da classe trabalhadora, sobre a concorrência, sobre o valor do uso, capital, mercadoria, força de trabalho, criou o importante conceito de mais-valia onde o capitalista se apropria em seu benefício, visando o aumento de seus lucros, da força de trabalho excedente do trabalhador.

Características principais da Escola Neoclássica

A Escola Neoclássica caracteriza-se principalmente pela introdução dos conceitos de utilidade e escassez onde, bens econômicos são bens escassos, e o valor desses bens aumenta de acordo com sua escassez. Aborda também, os aspectos microeconômicos (“...abrange os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda, estratégias de determinação de preço, mensuração de preferência através do conceito de utilidade, risco e determinação, a análise marginal, entre outros..” (verbete site FGV), e preocupa-se com o equilíbrio em relação à inflação.

Semelhanças entre as Escolas Clássica e Neoclássica

As duas escolas defendem:

• Ausência de controle do Estado;

• Livre mercado;

• Equilíbrio econômico.

Características da Teoria Keynesiana

Para Keynes, as crises econômicas têm origem na demanda insuficiente. As variações na riqueza dependem das decisões privadas de gastos e investimentos.

A teoria Keynesiana defende o controle pelo Estado sobre níveis de emprego, políticas econômicas e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com