TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia em Estoques

Por:   •  30/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso de Gestão da Produção Industrial

[pic 2]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE COTIA - FATEC

Fernando Vinícius

Francisco Bruno

Isabella Barboza

Sheila Barbosa

RELATÓRIO PARCIAL PROJETO INTEGRADOR II

PROJETO TRANTER

Profº Felipe Carneiro

Cotia

04/2022

TEMA: GERENCIAMENTO DE ESTOQUE ESTRATÉGICO PARA ATENDIMENTO Á DEMANDA DE PARTS E SERVICES PRODUCTION

O QUE SÃO TROCADORES DE CALOR?

Os trocadores de calor, como o próprio nome diz, são equipamentos projetados para troca ou transferência de calor de um meio para outro, sem contato direto entre eles. Na indústria, esse meio é um fluido, que pode ser um líquido ou um gás. Um exemplo de trocador do nosso cotidiano é o ar condicionado. Ele possui um sistema de serpentinas que contém um gás refrigerante. Nesse sentido, a serpentina é responsável por separar fisicamente o ar do ambiente e o fluido, impedindo que se misturem e permitindo que troquem calor. FONTE: https://propeq.com/trocadores-de-calor/

TIPOS DE TROCADORES DE CALOR

Suponha, por exemplo, que você produza, em sua indústria, bebidas lácteas. Antes do envase de seu produto, é necessário que seja realizada uma esterilização mas, para isso, a temperatura do líquido deve atingir cerca de 145°C. Mas como atingi-la? À primeira vista, a resposta é simples: com trocadores de calor. No entanto, apesar de todos os trocadores de calor apresentarem o mesmo princípio, existem diversos tipos e cada um deles conta com mecanismos diferentes para efetuar a troca de calor entre os fluidos. Assim, entender suas principais características é um bom começo para identificar o ideal para o seu processo. Abordaremos, então, os principais tipos de trocadores de calor são: o trocador de placas, de casco e tubos e o tubular. FONTE: https://propeq.com/trocadores-de-calor/

MATERIAIS E TRATAMENTOS

Obtenção de Titânio: extraído de minerais como o rutilo (TiO2) e a Ilmenita (FeTiO3). - Por ser um metal leve, é usado em ligas para aplicação na indústria aeronáutica e aeroespacial. Foi escolhido para essa função por suportar altas temperaturas, característica indispensável em mísseis e naves espaciais.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TROCADOR DE CALOR PLACA DE TITÂNIO

trocador de calor placa de titânio é responsável por realizar a troca adequada de calor em ambientes e também em líquidos.

Os trocadores de calor possuem desenho compacto, alto rendimento junto com seu baixo custo de manutenção, sendo o equipamento ideal para solucionar os problemas de transferência térmica para uma ampla gama de aplicações.

Vantagens do trocador de calor placa de titânio

- Alta performance;

- Fácil limpeza e manutenção;

- Segurança;

- Ganho de eficiência;

- Redução de espaço físico;

- Aquecer e resfriar o processo num único equipamento;

- Economia de energia;

- Maior sustentabilidade do meio ambiente.

Curiosidades sobre o trocador de calor placa de titânio.

O termo "trocador de calor a placas" e a sigla PHE (plate heat exchanger) são normalmente usados para representar o tipo mais comum de trocador a placas: o "trocador de calor a placas com gaxetas".

Entretanto, existem ainda outros tipos menos comuns de trocadores a placas, como o espiral ou o de lamela. Em todos eles, os fluidos escoam por estreitos canais e trocam calor através de finas chapas metálicas. Os PHEs são formados basicamente por um pacote de finas placas metálicas prensadas em um pedestal. O pedestal possui uma placa fixa, uma placa de aperto móvel, barramentos inferior e superior e parafusos de aperto. As placas fixa e de aperto possuem bocais para conexão das tubulações de alimentação e de coleta dos fluidos. Todos esses recursos são voltados para proporcionar máxima eficiência, mas sem abrir mão da qualidade.

Aço inoxidável: é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos. Esse tipo de aço contém aproximadamente 11% de cromo, e é justamente por isso que se torna resistente à corrosão.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TROCADOR DE CALOR PLACA DE AÇO INOX

trocador de calor em aço inox, possui vantagens operacionais quando comparado a equipamentos do mesmo tipo mas construídos com outros materiais. Por ser fabricado com aço inox, esse tipo de trocador de calor apresenta maior resistência mecânica, maior resistência a ataques químicos e maior resistência a abrasão. O trocador de calor em aço inox, apesar das vantagens apresentadas é mais caro quando comparada a outros materiais. Importante sempre saber que ao contratar uma empresa fabricante de trocadores de calor é importante que seja analisada a função que o equipamento irá exercer, para determinar o equipamento ideal com materiais adequados para a aplicação desejada, sempre levando em consideração o melhor custo benefício para atender de forma satisfatória seus clientes

O trocador de calor placa de titânio é responsável por realizar a troca adequada de calor em ambientes e também em líquidos.

Os trocadores de calor possuem desenho compacto, alto rendimento junto com seu baixo custo de manutenção, sendo o equipamento ideal para solucionar os problemas de transferência térmica para uma ampla gama de aplicações. FONTE: https://www.ufjf.br/washington_irrazabal/files/2014/05/Aula-23_Trocadores-de-Calor.pdf

VANTAGENS DO TROCADOR DE CALOR PLACA DE TITÂNIO

- Alta performance;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com