TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espada na Maçonaria

Por:   •  18/5/2021  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 2

Espada na Maçonaria

Por Ir Wilson Alves de Carvalho

        A Espada é um dos acessórios mais usados nas cerimonias maçônicas.

        No seu aspecto mais comum, é a arma de vigilância, por meio da qual seu possuidor procura defender os mistérios maçônicos de toda e qualquer violação profana.

        A Maçonaria consagrou dois tipos de Espadas: a comum, comumente que são usadas pelos irmãos da loja; e a Flamígera ou Flamejante, usada pelo Venerável Mestre. Quando usada com a mão direita, a Espada se torna uma arma e simboliza uma ação física.

Nós os maçons a seguramosa espada com a mão esquerda, tornando-a, em um instrumento de transmissão e de iniciações.

Esta tradição surgiu porque os construtores doTemplo de Jerusalém, chamados de Zorobatel, seguravam suas espadas com a mão esquerda, e na direita a trolha de Pedreiro. Assim os maçons também o fazem, pois simbolicamente, a mão direita está ocupada, constantemente. Sem este simbolismo, a Espada poderá parecer fora do seu lugar em um Templo Maçônico.

Empunhando a espada com a mão esquerda, ela simboliza a capacidade passiva do pensamento. A interpretação moral de seu simbolismo é que na luta constante entre os dois princípios, o Bem e o Mal,onde para o mal é reservado, o castigo do fogo destruidor da consciência.

        A Espada é imprescindível em certas cerimônias e desempenha o simbolismo da honra, do valor e da dignidade.

        O uso de Espada no passado exigiu o título de nobreza.

        O uso da Espada dentro dos Templos Maçônicos, em um determinado período histórico, serviu para nivelar os homens, pois antes da Revolução Francesa somente os fidalgos poderiam usá-la.

A Espada era, então, um símbolo de nobreza, de sangue azul de seus possuidores, e as leis eram severas punindo quem fizesse o uso de uma espada sem tais qualificações ou títulos de nobreza, somente na Maçonaria essa lei não era válida, pois todos são iguais e irmãos.

        A Espada, além de simbolizar a honra e a dignidade, é a insígnia do poder e do mando. Por isso, cada Mestre Maçom deve possuir a sua.

        Para o guarda do templo, a Espada é empunhada com a mão direita, pois ela é uma arma de proteção de defesa efetiva dotemplo, podendo, até usa-la como arma de ataque.

        A Espada Flamígera, tem a lâmina em forma ondulada, simbolizando a chama do fogo sagrado proveniente de GADU. A origem desse símbolo está na Escritura Sagrada.

 Essa Espada é a verdadeira insígnia do mais puro trabalho do Venerável Mestre e deve estar presente sobre seu altar, para ser utilizada nos juramentos prestados perante a loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com