TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialidade Acampamento Desbravadores

Por:   •  2/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 7

AR – ACAMPAMENTO I[pic 5]

1. Entender e praticar a boa educação no campo, em relação à preservação da natureza.

Quando se acampa, não se destrói a natureza. O acampamento é o local na qual nos aproximamos cada vez mais da criação de Deus. Devemos preservar o local, promovendo o máximo possível, meios para não degradar, não jogando lixo na mata, não cortando árvores desnecessariamente, não matando os bichos ou depredando o seu habitat, enterrando o lixo orgânico e levando embora o lixo reciclável.

2. Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.

Parar – Acalmar - Sentar, para descansar e relaxar.

Orar, como servos de Deus, devemos buscá-lo para que Ele nos auxilie.

Comer, outra forma de relaxar e analisar a situação.

Orientar, buscar pontos de referência, informações do local do acampamento ou cidade mais próxima.

Lembrar, tentar refazer mentalmente todo o trajeto, lembrando-se de pedras que se destacaram, árvores e rios.

Andar, voltar a caminhar fazendo tudo que foi planejado no momento de orientar e de lembrar.

3. Estar familiarizado com vários tipos de equipamentos para dormir, adequados a vários climas e épocas do ano.

Saco de dormir: É uma ótima escolha pra que não gosta muito do volume e peso de colchonetes ou colchões, prático no manuseio, leve pra ser carregado e melhor ainda pra ser acomodado na mochila.

O saco de dormir, pode ser utilizado tanto dentro como fora de uma barraca, porém fora é melhor ver em que época está sendo realizado o acampamento, pra não ser surpreendido com uma chuva!

Colchonete: Se encaixa nas características do saco de dormir, porém seu preço e bem menor, e dependendo da espessura tem-se também uma grande facilidade em acomodá-lo junto com a bagagem e ao mesmo tempo tende a não ser muito confortável.

Colchão inflável: Quando se fala de conforto e praticidade é dele que falamos, ficou muito popular nos últimos anos por seu conforto, proporcionado nos acampamentos, sem contar que em acampamentos onde chove muito e pela barraca ter sido montada de forma irregular ele ainda ajuda no salvamento de seus equipamentos, por ser impermeável com seu equipamento em cima, ele ainda te “salva” de ter seu equipamento molhado.

Rede: Um item muito interessante quando se fala em dormir, é muito utilizado em acampamentos de verão, acampamentos com grupos menores ou em treinamentos de sobrevivência. Sua vantagem está na facilidade de ser montada, no peso e acomodação na bagagem. Hoje já existem redes mais preparadas para acampamentos, com teto (TARP) e até áreas preparadas pra serem colocadas as bagagens.

4. Relacionar objetos pessoais necessários para um acampamento de fim de semana.

Objetos para levar no Acamp – Bíblia, Lanterna de Led, Material de Higiene Pessoal (escova e creme dental, toalha de banho e rosto, papel higiênico, pente), Cantil, Canivete, Meditação, roupas íntimas, roupas de inverno ou de verão (depende da época do ano), calçados e sacolas plásticas para pôr a roupa suja.

5. Planejar e participar de um acampamento de fim de semana.

Acampamento em Cruzeiro do Sul, do dia 11 a 13 de abril de 2014.

[pic 6]        [pic 7]

6. Saber montar uma barraca. Observar regras de precaução contra incêndios depois que a barraca estiver montada.

Não deixar o sobre teto encostado no teto. Os estabilizadores (varetas) laterais deverão estar bem esticados. Sempre tensionar bem a barraca, seguindo a costura. A costura do teto é uma guia para os estabilizadores (varetas) laterais.

Escolher um local plano, verificar se não existem pedras, gravetos, buracos ou qualquer objeto que possa prejudicar a integridade física da barraca.

Não acampar em baixo de árvores, pois galhos secos podem cair, furar a barraca e até mesmo machucar o acampante.

Guardar a barraca seca e limpa, pois a sujeira pode danificar a qualidade do tecido e das costuras. Ao lavar, usar sempre água abundante. Se não for suficiente, um detergente ou sabão neutro. Deixar secar, de preferência, à sombra. Jamais deixar montada ao ar livre por longos períodos.

Quando se utiliza muito a barraca, ela poderá apresentar sinais de desgastes principalmente quanto à impermeabilização, qualidade fundamental de uma barraca. Utilizar produtos impermeabilizantes sobre o tecido, prolongando assim a vida do equipamento.

7. Conhecer e praticar os princípios de higiene de um acampamento, seja em local com estrutura, ou seja, um acampamento rústico.

Selecionar uma área exclusiva pra lavagem de panelas e pratos, que seja um pouco afastada do rio pra não sujarmos com os dejetos orgânicos e os dejetos dos produtos de limpeza.

Quando a pessoa vai ao banheiro deve deixá-lo limpo o quanto for possível. Se tiver descarga, puxe. Se for ao mato, cubra os detritos. Não urine ou defeque pelo caminho.

Muitos precisam usar e você também precisará depois. É muito triste ver as condições sanitárias em acampamentos, por pessoas que praticam atos de vandalismo, sujando e inutilizando banheiros.

8. Usar corretamente canivete e machadinha. Conhecer 10 regras de segurança no uso destas ferramentas.

I - Limpá-la cuidadosamente de todos os detritos, usando detergente se for preciso.

II - Secar bem toda a faca, para evitar ferrugem.

III - Afiar a lâmina para ficar pronta para a próxima atividade.

IV - Untar a lâmina (e outras partes metálicas) com óleo para proteger da ferrugem.

V - Embrulhá-la com plástico, para conservar o óleo.

VI - Guardá-la numa gaveta ou caixa onde ficará em segurança.

VII - A faca deve andar sempre na bainha, quando não estiver em uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (318.9 Kb)   docx (307.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com