TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialidade Desbravadores Acampamento

Por:   •  17/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Especialidade

De

Acampamento III

Clube: Sentinelas de Cristo
Nome: Heverton José Pinheiro
Diretora: Derli Maria

1. Ter, no mínimo, 12 anos.

2. Trabalhar pelo menos três horas num projeto de embelezamento da natureza, tal como fazer ou limpar uma trilha.

Trabalhamos em uma limpeza de uma praça pública na rua Congonhas do Norte - Brito 2 numa tarde de sábado e em conjunto com a igreja fizemos distribuição de livros, folhetos, divulgação do Clube de Desbravadores e de roupas para pessoas com necessidade.

3. Revisar seis pontos importantes na seleção de um bom local de acampamento. Revisar as regras de segurança para fazer uma fogueira.

Bom local de acampamento:

I - Água: Sempre levar em conta se há algum meio de ter água potável e, caso não tenha água potável, avaliar se a água do local tem como ser tratada para consumo.

II - Vento: Escolher um local que seja protegido do vento ou que tenha condições de montar uma estrutura para se proteger. Sempre antes de acampar deve-se observar as condições climáticas e a previsão do tempo

III - Lenha: Verificar se há lenha abundante no local de forma que supra suas necessidades e que não vá devastar a natureza em volta. Se a quantidade de lenha que você irá utilizar vai devastar parcial ou totalmente a flora ao redor, você deve buscar outro local para poder suprir sua necessidade momentânea.

IV - Solo longe de tocos, pedras, formigueiros, buracos, etc.. Verificar a inclinação do solo para que não seja inclinado demais a ponto de atrapalhar a montagem e na hora de dormir e não plano demais a ponto que não tenha escoamento apropriado da água da chuva.

V - Local longe de pistas, estradas, mas apenas o suficiente para garantir a segurança dos acampantes. Observar sempre o que irá ser necessário para poder socorrer alguém em caso de emergência médica.

VI - Verificar a fauna e flora do local para saber que tipos de animais há no local e se preparar para prevenção de picadas de insetos e/ou animais peçonhentos e para evitar que se coma ervas ou plantas que sejam danosas à nossa saúde.

Regras de segurança para fazer uma fogueira.

I - Não use combustível (álcool, gasolina ou outro solvente) é muito perigoso.

II - Tenha a autorização do dono do local para acender uma fogueira.

III - Limpe a área, tire todas as folhas secas ou grama seca ou todo material que seja inflamável.

IV - Não faça fogueiras com fogo alto, só serve para afugentar os acampamentos pelo seu calor, sendo perigoso fagulhas voarem.

V - Nunca faça fogueira em baixo de árvores.

VI - Fogueira para calor, tome cuidado com o vento forte,coloque sua barraca numa posição que você receba calor mas cuidado com a direção do vento.

VII - Nunca ascenda sua fogueira em local que tenha risco.

VIII - Tenha sempre uma pá para jogar terra sobre a fogueira em caso de emergência.

IX - Apague a fogueira com água e com terra ou areia, tenha certeza que você apagou o fogo por completo.

X - Vigie sempre a fogueira, nunca deixe ela sozinha.

XI - Tenha sempre uma equipe de segurança próximo ao local da fogueira com água, areia e pá, para quaisquer emergências.

4. Participar de um acampamento de fim de semana, com no mínimo 2 pernoites.

Item prático.

5. Construir as seguintes fogueiras e explicar seu uso:

a) Estrela.

R: Fogo com poucos gravetos; serve para cozinhar e se aquecer. É um ótimo tipo de fogueira para se fazer pelo fato de ser de fácil alimentação.

b) Caçador.

R: Fogo entre troncos; serve para cozinhar.

c) Refletor.

R: Aproveita o vento como combustível; serve para iluminar e aquecer.

6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira sem uso de fósforos. Construir uma fogueira usando um dos seguintes métodos:

a) Pedra de fogo – Modo bem primitivo de fazer fogo; Usa-se pedras para criar faíscas sobre materiais que tem mais facilidade de pegar fogo para iniciar uma chama.

b) Fricção – Método também primitivo onde se usa madeiras e com a fricção entre elas cria-se calor até pegar fogo num material de fácil combustão. Para acelerar o processo utiliza-se graveto e corda em forma de arco para poder acelerar as rotações da madeira.

c) Centelha – Pode utilizar a pederneira ou outro material que provoque centelhas

d) Lente de vidro – Para esse método necessita diretamente da luz do sol refletindo na lente de vidro para poder acender.

e) Fósforo de metal – Ótimo método para obter fogo. Fácil e rápido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com