TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Educação

Tese: A Evolução Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Com a criação da LDB 9394/96, a educação infantil recebeu um novo olhar, passando a ser considerada como a primeira etapa da educação básica, tendo como enfoque o desenvolvimento integral da criança de 0 á 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando assim a ação da família e da sociedade.

Porém na realidade vivenciada em algumas salas de aula e na pesquisa com professoras do ceim Olga Bortot do bairro canivete em Linhares- ES, podemos observar e concluir que mesmo com todo o embasamento que a LDB e o RCNEI dão paras as instituições de educação infantil, ainda hoje a educação de crianças abaixo de seis anos de idade, é vista como uma educação meramente assistencialista. O que se vê é muito cuidado, pouca aprendizagem e pouco interesse em colaborar e estimular a criança.

O fato é que muitos educadores da área acham que por lidar com crianças, podem fazer qualquer atividade como o banho, o lanche e o dormir sem nenhuma exploração de aprendizagem. Poucas são professoras que tem a criatividade de tornar o momento do cuidado em um momento voltado para o aprendizado.

Vimos também que existe toda uma contradição entre a prática e a teoria. Na teoria ouvimos lindos discursos, porém em nossa observação, vimos uma realidade bem diferente.

Mas nos focando apenas na parte instrutiva de nossa pesquisa, encontramos pontos positivos e pessoas comprometidas com uma educação significativa, o que nos dá o prazer de seguir com a profissão.

No ceim em questão, a primeira vista já nos encantamos. A escola é linda e cheia de trabalhos dos alunos expostos. As salas de aula são enriquecidas com materiais didáticos, jogos e brinquedos. As aulas que podemos observar e na entrevista com as professoras, vimos que as mesmas têm domínio de ensino, criatividade, conhecimento e sabem estimular e aproveitar as horas do cuidado e do lanche para um momento de aprendizagem significativa. Nessa linha de raciocínio, destacamos o papel do professor da educação infantil, que é o de auxiliar nos processos de significação dos conteúdos a serem trabalhos, organizando a experiências educativas de cuidado, educação e acolhimento, sem intervir, mas apenas fazendo a mediação entre alunos e os conhecimentos que aos poucos vão sendo internalizados. Para tanto é preciso conhecer seus alunos e identificar em qual estágio do desenvolvimento encontram-se as crianças.

O professor criativo, inteligente e conhecedor das suas reais funções, busca o melhor aproveitamento de suas aulas nas atividades que as crianças têm mais interesse e curiosidade, estimulando de forma a propiciar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de cada criança, levando em consideração toda carga social e bagagem cultural que cada uma traz consigo. Dessa forma é possível trabalhar a linguagem oral e escrita e a alfabetização letrada de forma lúdica e prazerosa.

As formas mais usadas no ceim para trabalhar linguagem oral e escrita e a alfabetização e letramento das crianças, são a roda de conversa, faz-de-conta, leitura de histórias, dramatização, jogos, manuseio de materiais do dia-a-dia como revistas, jornais, rótulos, embalagens e bulas, receitas culinárias, canções de ninar e músicas infantis, conversas na hora do banho, manuseio de alfabeto móvel, confecção de crachás, registro de atividades do cotidiano, livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com