TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Mulher No Mercado De Trabalho

Monografias: A Evolução Da Mulher No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

SILVA, Elania. elaine-s.costa@hotmail.com; GONÇALVES, Jaqueline. jakkellinne_cf@hotmail.com; DUARTE, Josiclaudia. sjosiclaudia@gmail.com; BORGES, Rita de Cássia.ritadecassiapvs@yahoo.com.br FERREIRA, Juliana. juferreiira@hotmail.com; (Administração) COSTA, Khíryan. khiryan@gmail.com (Ciências Contábeis) (UVA, Cabo Frio)

Resumo

Antes às mulheres exerciam apenas o papel de esposas, mães e donas de casa, enquanto o trabalho era uma função extremamente masculina. Porém, durante e após a I e II guerra mundial, onde os homens foram para a batalha, muitos morreram e a maioria dos que retornaram chegaram a seus lares mutilados e com isso faltou-se mão de obra, então as mulheres assumiram os postos de trabalho. Começou então, uma luta contra preconceitos e discriminações, que com muito sacrifício e força de vontade ao longo dos séculos vem se transformando em conquistas femininas. Hoje há muitas que além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela tem a sua dupla, ou tripla jornada de ser mãe, esposa, estudante, dona de casa etc. De forma gradativa, as mulheres estão conseguindo seus espaços e a tão sonhada igualdade entre os sexos, principalmente a equiparação salarial entre homens e mulheres.

Palavras chaves: Mulher, desafios, conquistas.

Abstract

Before working only to women the role of wives, mothers and housewives, while the work was an extremely male. However, during, and after the World War I and II, where the men went to battle, many died, and most who came back to their homes and mutilated if it lacked manpower, so the women took jobs. Then began a fight against prejudice and racism, with much sacrifice and will power, over the centuries has been transformed in female conquests. Today there are many that besides work and occupy positions of responsibility as well as men, she has her double or triple journey of being a mother, wife, student, homemaker, etc. Gradually, women are getting their space and dreamed gender equality, especially equal pay between men and women.

Keywords: Woman, challenges, achievements.

1. Introdução

Este artigo demonstrará a evolução da mulher no mercado de trabalho, suas conquistas através do tempo no mundo e no Brasil.

A história do trabalho da mulher é tão longa quanto à do homem. Desde a antiguidade, quando dominava o trabalho escravo, a indústria familiar e o agrupamento do artesão, que a mulher cumpre o importante papel nas relações de produção, mesmo que na maioria das vezes sua posição jurídica, política e social fosse inferior a do homem.

Nos séculos XIX e XX, a força de trabalho feminino aumentou expressivamente, com a consolidação do sistema capitalista, inúmeras mudanças ocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. Com o desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento da maquinaria, boa parte da mão de obra feminina foi transferida para as fábricas. Porém mesmo após esses benefícios as dificuldades continuaram e só através do tempo que elas foram conquistando seu espaço.

Hoje as estatísticas mostram que elas estão conseguindo entrar no mercado e que seus rendimentos estão subindo e em muitas vezes elas conseguem superar os homens. Entretanto, mesmo com todas essas conquistas continua existindo a discriminação, o preconceito e principalmente a desigualdade salarial entre os sexos.

2. A entrada da mulher no mercado de trabalho

A ida dos homens para a I e II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939 – 1945, respectivamente), fez com que a mulher saísse de suas casas para assumirem os negócios da família e a posição dos seus maridos no mercado de trabalho. Com o final da guerra, muitos deles não puderam voltar ao mercado de trabalho, porque voltaram multilados impossibilitados de exercer suas funções (PROBST, 2003, p.1).

Foi neste instante, que as mulheres foram obrigadas a assumirem a posição de seus maridos nos trabalhos e projetos que eram realizados por eles, deixando assim suas casas e seus filhos. A partir de então, passaram a criar leis favorecendo as novas trabalhadoras. Ficou instituído na Constituição de 1932, “sem distinção de sexo, a todo trabalho de igual valor correspondente salário igual; veda-se o trabalho feminino das 22 horas às 5 da manhã; é proibido o trabalho da mulher grávida durante o período de quatro semanas antes do parto e quatro semanas depois; é proibido despedir mulher grávida pelo simples fato da gravidez”. Apesar de todas as conquistas, permaneceram ainda, algumas formas de exploração por muito tempo. Como as jornadas de trabalho de 14 e 18 horas e diferenças acentuadas continuavam a ser comuns. Essas diferenças ocorriam pela justificativa de o homem trabalha para sustentar a mulher. E por a mulher não ter a necessidade de sustentar um lar, do mesmo modo não teria de ganhar equivalente ou superior ao homem (PROBST, 2003, p.1).

3. A mulher encontrou dificuldades para exercer sua profissão, mas obteve muitas conquistas.

A mulher ao se inserir no mercado de trabalho enfrentou muitos desafios contra os preconceitos e discriminações, embora esta luta ainda seja contínua para garantir os direitos de igualdade e também demonstrar suas habilidades e competências, e assim conseguir uma conquista que é um espaço maior no mercado de trabalho. A mulher ainda não conseguiu a igualdade com relação a salários onde os homens exercendo a mesma profissão têm um salário maior que o da mulher, este tabu ainda não foi rompido.

De acordo com Lima (2009), atualmente se torna fácil encontrar empresas para as mulheres. De forma que estas trabalhem cada vez mais motivadas e comprometidas com a corporação.

A imagem percebida pelas pessoas traduz em características próprias para cada um dos sexos. Isso tem como consequência a autodiscriminação, onde as próprias mulheres estabelecem limites de espaços de atuação. Assim, elas se dirigem para aquelas profissões consideradas femininas e normalmente mal remuneradas. (INSTITUTO ETHOS, 2004 p 30).

Uma conquista da mulher que se pode perceber com muita intensidade e a mulher atuando como gestora e também como líder embora o número de mulheres atuando nesta área seja inferior ao número de homens. A submissão ao homem hoje vem cedendo espaço para executivas, presidentas, governadoras, líderes, jornalistas, engenheiras, mestres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com