TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Do Conteúdo Da Educação Física No Ensino Fundamental

Trabalho Universitário: A Evolução Do Conteúdo Da Educação Física No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução do conteúdo da Educação Física no ensino fundamental

BRACHT, Valter. A Educação Física no ensino fundamental: O conteúdo de ensino da Educação Física: de Atividade física à cultura corporal de movimento. (ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010).

O Prof. Dr. Valter Bracht possui doutorado na Universidade Universität Oldenburg, na Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação continuada de professores, educação e epistemologia. Sua vasta experiência na Educação Física rendeu o texto “A Educação Física no ensino fundamental”.

Em linhas gerais, o texto trata da maneira de como era o conteúdo da Educação Física no ensino fundamental nas décadas passadas até a atual. Conforme o desenvolver do texto, o autor vai relatando a evolução do conteúdo, de forma cronológica muito bem desenvolvida. Nomeando as fases de metamorfose da Educação Física, como, de apenas uma atividade física, ao período de “esportivização” da Educação Física e o de “culturalização”.

De acordo com o texto o conceito de Educação Física em meados dos anos 80’ estava apenas relacionado com a melhora da aptidão física voltada à saúde. Logo após a Educação Física escolar assumiu a função de promover a iniciação esportiva, principalmente no futebol, voleibol, basquetebol e handebol, conhecidos como o “quarteto mágico”. Nos anos 1980, houve um movimento denominado renovador, que promove uma “culturalização” no conteúdo da Educação Física com a ideia que o corpo e suas praticas expressam a sociedade em que estão inseridos. Trazendo consigo a expressão “cultura corporal de movimento para expressar o conteúdo de ensino da Educação Física” dando um aspecto social ao ensino, tornando o aluno mais critico ao conteúdo e a vida social.

O professor menciona algumas publicações, como o livro “Metodologia do ensino da Educação Física”, (Coletivo de Autores) e alguns outros autores para elaborar proposta, seleção e organização de conteúdo dentro dos 9 anos do ensino fundamental. Basicamente a parte final da obra é destinada ao modo de como dividir o conteúdo entre os anos, mas não com a intenção de entregar o que deve ser feito como uma receita a ser seguida pelos profissionais de Educação Física, mas sim dar uma base para o profissional criar sua própria forma de ensino do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com