TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Do Software

Trabalho Escolar: A Evolução Do Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

A evolução do software

No princípio do Processamento de Dados o Hardware, que é toda a parte física que constituí um computador, o equipamento em si, não continha programas instalados e necessitavam ser fisicamente mudados de acordo com cada projeto ou finalidade, de maneira a atender tal demanda.

O ENIAC foi criado com o plano inicial de armazenamento de Softwares em seu interior. Mas, devido ao tempo exíguo para o lançamento da máquina, essa ideia foi abandonada. Assim, o ENIAC também tinha que ser modificado fisicamente cada vez que uma tarefa diferente fosse executada.

O código binário criado por Leibniz é um ingrediente central de todos os computadores modernos e passou a ser fundamental desde sua criação. O EDVAC, CPU criada por John Von Neumann em 1945 e também os o Mark I, da Universidade de Harvard, marcam o início da era dos computadores modernos, capazes de armazenar programas.

Estes programas passaram a ser chamados de Software alguns anos depois. O termo inglês “software” foi usado pela primeira vez em 1958, em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo “bit” para designar “dígito binário”.

Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware.

Os softwares podem ser classificados em três tipos:

Software de Sistema ou Sistema Operacional – é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

Software de Programação ou Software de Infraestrutura – é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado. Os Bancos de Dados, Dicionários de Dados, Brokers (software de mensageria) também são considerados Software de Infraestrutura, uma vez que permitem que se escrevam e sistemas inteiros utilizando o seu potencial.

Software de Aplicação – são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, sistemas de celulares, os sistemas de automação industrial, etc.

Sistemas Operacionais

O sistema operacional permite a organização dos processos criando a interface necessária para que os elementos como, terminais, impressoras, controladoras, teclado, mouse, monitor, memória, HD, processador e demais periféricos, sejam controlados e utilizados por um usuário final.

Os sistemas operacionais são parte fundamental dos computadores, são responsáveis por organizar os processos (programas), que estão sendo executados pelo processador, criando uma fila de processos que garante que todos receberão sua parcela de processamento.

A história dos sistemas operacionais se mistura a história dos computadores, já que estão diretamente interligados, veja um breve resumo sobre a evolução dos sistemas operacionais ao longo do tempo.

Cronologia da Evolução do Software

Década 40 – cada programa executava sozinho e tinha total controle do computador. Tudo devia ser programado detalhadamente pelo desenvolvedor, desde a carga do programa em memória, varredura dos periféricos de entrada para busca de dados, a computação propriamente dita e o envio dos resultados para os periféricos de saída.

Surgem os primeiros Sistemas Operacionais

Década 50 – O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 – 1965), desenvolvido pela GM Laboratories para o computador IBM 701 através da programação em Batch que utilizava cartões perfurados e depois fitas magnéticas.

Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário do sistema, na ordem correta.

1961 – o grupo do pesquisador Fernando Corbató, do MIT, anuncia o desenvolvimento do CTSS – Compatible Time-Sharing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com