TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Radiologia

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  2.126 Visualizações

Página 1 de 2

Equipamentos

Os primeiros equipamentos de raio-x não eram tão eficientes para produzir uma imagem de boa qualidade como nos dias de hoje, eles gastavam muito mais tempo para poder obter uma imagem radiográfica, fazendo com que o paciente ficasse mais tempo exposto a radiação.

Nos dias de hoje existem vários modelos de equipamento produzidos por empresas diversas, todos os equipamentos possuem os mesmos componentes básicos e funcionam com os mesmos princípios de produção de imagem. Hoje em dia temos aparelhos portáteis, fixo e moveis, o que diferencia esses aparelhos é a forma, tamanho e a capacidade de produção de raio-x.

A evolução dos aparelhos tem nos permitido mais segurança para os funcionários e pacientes, permite aos funcionários de radiologia uma maior facilidade de trabalho, atualmente usamos computadores para armazenar imagens e scanners para o processamento da imagem.

Graças a evolução da radiologia hoje temos a capacidade de produzir imagens mais realistas com pequenos detalhes, conhecida como imagens 3D (três dimensões).

Além dos aparelhos de raio-x nos dias de hoje temos também a nossa disposição equipamentos de tomografia computadorizada que são excelentes para ver a parte óssea, o aparelho é composto por uma moldura circular rotatória com um tubo de raio-x montado em um lado e do outro lado um detector, conforme o aparelho roda em torno do paciente milhares de imagens são tiradas, na TC as imagens são bem melhores do que a de um exame de raio- convencional.

Através da TC é capaz de se visualizar tecidos moles e até vasos sanguíneos, a TC é um exame muito utilizado em casos de emergências fornecendo informações rapidamente.

Outra tecnologia disponível a nosso favor é a Ressonância magnética que não usa radiação ele usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter imagens detalhadas, suas imagens são tão perfeitas tão ricas em detalhes, estes aparelhos são tecnologia de pontas, custam um alto valor esses aparelhos, este equipamento é formado por uma mesa e um gantry(túnel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com