TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E ÉTICA PLANO

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PLANO DE ENSINO

Disciplina: Filosofia e Ética

Semestre:

Código:

Créditos:

Professor: Mercedes Pereira de Castro

Carga-Horária: 60

Pré-requisito:  

Curso: Pedagogia

Horário: 4ª Feira 19h00 as 22h00

Ementa

No final da disciplina o aluno (a) será capaz de identificar a historicidade, conceitos e evolução do pensamento filosófico e ético no dia-dia. A reflexão filosófica no procedimento do conhecimento da cartografia escolar. Ética, cidadania e responsabilidade social nas Instituições Educacionais. A atualidade de Sócrates, Platão e Aristóteles. A reflexão filosófica e o processo do conhecimento. Ética, Estética e moral como condição de sociabilidade. Arte, cultura e filosofia na atualidade. Ética, moral e competência. Filosofia, Ética, Moral: Conceitos e categorias. Código e Deveres Éticos profissionais. A ética e a reforma da educação: os PCNs e os temas transversais. A construção da identidade. Ética, sexualidade e educação, Moral, ética entre os costumes e valores. Relações Interpessoais: Respeitar, cuidar, considerar e conviver. Democracia, cidadania e Desenvolvimento Humano: questões conceituais. Mapas geopolíticos e socioeconômicos e culturais.

Objetivos

Analisar de forma coerente as noções  fundamentais e emblemáticos da Filosofia, de modo a instigar a cogitação crítica sobre os problemas básicos do ser, do pensar e do agir humano.

Executar agregando os preceitos éticos no procedimento cartográfico da sala de aula possibilitando uma prática profissional coerente e crítica da realidade.

Inventariar noções fundamentais acerca dos problemas Éticos e Filosóficos, fomentado a cogitação do pensamento reflexivo executando os conceitos básicos de filosofia e ética.

Possibilitar o embasamento teórico - pratico na relação da ética no campo moral e ações em sala de aula na construção da responsabilidade social em instituições Educacionais.

Reconhecer os subsídios do pensamento filosófico nos preceitos socrático, platônico e visão das diversas teorias que permeiam o desenvolvimento da ética na sociedade.

Aula

Conteúdo programático

Carga-horária

Lab.

Data

1

Ementa: elucidações metodológicas e conceituais da filosofia - Pensamento filosófico e ético: historicidade e evolução; definição, características, objeto e origem; o método da filosofia e ética; divisão da filosofia e reflexão filosófica no procedimento do conhecimento da cartografia escolar.

2

08/02

2

Conduta humana: valores; ética e moral; consciência moral e comportamento moral; responsabilidade e liberdade; moral e outras formas do comportamento humano; conduta moral no campo social e profissional.

2

15/02

3

Sócrates, Platão e Aristóteles-atualidades: filosófica e ética e o processo do conhecimento: ética, estética e moral como condição de sociabilidade humana; arte, cultura e filosofia na atualidade - importância.

Ética, trabalho e cidadania.

2

22/02

4

Continuação - aspectos éticos da cidadania; ética profissional: conceitos, definições, evolução histórica; código de ética - razão para a sua elaboração; individualismo e ética profissional.

2

01/03

5

Filosofia, ética e moral: ética, trabalho e cidadania; ética profissional; ética contemporânea; exercício profissional na área das ciências humanas e sociais - aspectos filosóficos e relevância para a sociedade.

2

08/03

6

Implicações pedagógicas; filosofia, ética e pedagogia - análise e intervenção nas práticas educativas. Ética, cidadania e responsabilidade social nas instituições educacionais.

2

15/03

7

Código e deveres éticos profissionais. Ética e a reforma da educação; Diretrizes Curriculares Nacionais e temas transversais. A construção da identidade. Ética, sexualidade e educação. Moral e ética entre os costumes e valores.

2

22/03

8

Campos ético e filosófico: delimitações; democracia, cidadania e desenvolvimento humano; questões conceituais da ética e os mapas geopolíticos, socioeconômicos e culturais. Relações interpessoais: respeitar, cuidar, considerar e conviver.

2

29/03

9

Problemas filosóficos: Filosofia e conhecimento; problemática e tipos de conhecimento. Filosofia política: relações de poder. Política. Ideologia. Ciência e política. História e evolução da filosofia. Linguagem filosófica: relevância;  a força da linguagem;  crítica do empirismo e do intelectualismo; ambiência e relações especiais no desempenho ético-profissional; virtudes básicas profissionais;

2

05/04

10

Virtudes complementares profissionais. Ética: ética como doutrina e conduta humana; gênese, formação e evolução ética; consciência moral e senso moral; Ética e educação; autoritarismo, autonomia e educação relacionamento professor x aluno; ética como doutrina da conduta humana; estética e ética; o belo, o feio e o gosto; arte da elite, popular e da massa. Cultura e comunicação

2

12/04

11

Revisão  com estudo dirigido e atividades

2

19/04

12

AP1

2

26/04

13

Filosofia para a sociedade contemporânea: relevância; problemas gnosiológico, ontológico e teológico; conceitos de conhecimento filosófico: ser, não ser e devir; categorias; princípios fundamentais, transcendência e imanência.

2

03/05

14

Cidadania e política; cidadania e educação; democracia e cidadania.

2

10/05

15

Decoro parlamentar; corrupção e a falta de ética; educação e cidadania; direitos humanos, escola e cidadania;

2

17/05

16

Televisão como meio de comunicação de massa.

2

24/05

17

Filosofia Socrática, Platônica e Aristotélica.

2

31/05

18

Estética e ética; o belo, o feio e o gosto; arte da elite, popular e da massa. Cultura e comunicação

2

07/06

19

Juízo de fato e juízo de valor; constituintes do campo ético e do campo filosófico.

2

14/06

20

Revisão

2

21/06

21

Prova

2

28/06

Metodologia de Ensino e Aprendizagem

A avaliação será feita através de um processo contínuo que levará em conta a participação dos alunos em sala de aula, a responsabilidade no cumprimento das tarefas solicitadas, bem como aplicação de provas escritas com questões objetivas e subjetivas que abrangem o conteúdo programático ministrados em aulas teóricas e práticas. Para atribuição de notas serão utilizados fichamentos de textos, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e caderno de pesquisa e leitura de livro.

Indicação de livros

1-O que é Filosofia

PRADO Jr., Caio. O que é filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1981 Primeiros  Passos.

2- O Que é Ética. Álvaro L. M. Valls

Coleção  Primeiros Passos. Editora Brasiliense.1994.

Metodologia de Avaliação

        Observação;

        Registros;

        Debates;

        Auto avaliação;

        Trabalhos em grupo;

        Participação em sala de aula;

        Seminários;

        Provas dissertativas e de múltiplas escolhas.

Bibliografia

Básica:

ARANHA, M. A de. Temas de filosofia. 3. ed. São Paulo, 2010.

ARANHA, M. A. de. ; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo:

Moderna, 1993

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.

Complementar:

CORBISIER, R. Introdução à filosofia: cartesiana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

MATTAR, J. Filosofia, e ética na administração. São Paulo: Saraiva 2008.

SOUZA, h. Ética e cidadania. São Paulo: Ática, 2002.

REALE, M. Introdução à filosofia. São Paulo: Saraiva 2006.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2007. 319 p. (Coleção a obra-prima de cada autor) ISBN 85-7232-430-5.

Mini Curriculum vitae

 [pic 2]      Mestrado em Ciências Ambientais - UNITAU, Graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadélfia (2003), Graduação em Administração - FACULDADE DE CIÊNCIAS WENCESLAU BRAZ (2014), Graduação em FILOSOFIA pelo INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS RELIGIOSAS DO MARANHÃO (2002) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2003). Técnica em Meio Ambiente - Atualmente é professora da Faculdade de Imperatriz - Facimp. Coordenadora pedagógica a distância do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ – IEC. Colaboradora Comissão Técnica do Centro Universitário Univates. Professora Faculdade Vale do Aço – FAVALE. Colaboradora Universidade de Taubaté no Mestrado em Ciências Ambientais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8469832830280216 

Data: 08 / 02 /2017                                      Professor:       Mercedes Pereira de Castro              Coordenador: Iria Almeida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (6.8 Mb)   docx (93.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com