TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Geral e jurídica - Respostas do plano de aula

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 1  A política

Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Por exemplo, sugerimos a alguém  muito intransigente que "seja mais político" na sua maneira de agir, ou nos referimos à "política" da empresa, da escola, da Igreja, como formas de exercício e disputa do poder interno.

Há também um sentido pejorativo de política, atribuído pelas pessoas desencantadas, que, diante da corrupção e da violência, a associam à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Afinal, de que trata a política? (ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando. Introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 214)

Diante da citação acima, responda as perguntas que seguem:

1 - Podemos considerar  a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.

Sim, mas não apenas.

Politicagem é o exercício da política que visa como resultado o “poder pelo poder”. Seu exercício estabelece a barganha entre grupos restritos, seletos, fechados e privilegiados de políticos que defendem verbalmente a integridade, a lisura e a isonomia, não se encontrando, contudo, equivalência entre  o discurso e a conduta, sendo esta última, movida por interesses pessoais, trocas de favorecimento e absoluta anti-eticidade.

A filosofia política engloba em suas reflexões o estudo da ‘politicagem’, porém, como uma faceta a ser analisada dentro de um contexto maior, que é o da organização social, da sociedade em si, da vivência da ética, do exercício da justiça, da estruturação do poder e da integração com a natureza e seus fenômenos, questionando o todo das relações humanas e aprofundando debates sobre o pré-estabelecido.

2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?

A política é a arte de governar e gerir os caminhos que uma sociedade trilhará.

Os filósofos contratualistas entendem que o pacto social é o surgimento do poder-Estado e da politica.

Já para Mark, por exemplo, o Estado emerge das desigualdades sociais, não como mediador entre exploradores e explorados, mas como propagador do domínio de uma classe servil pela classe detentora do poder e das propriedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com