TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL

Casos: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica sobre o texto

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL

Esta resenha crítica foi elaborada pela aluna Simônia A. da Cunha do curso de Pedagogia, da disciplina de Educação e Multiculturalismo da faculdade FAVENI, com base no texto, a formação do professor numa sociedade multiculturalista da autora BRAGANÇA, Maria das Graças Viana com objetivo de uma reflexão sobre a importância de vivemos em uma sociedade multicultural e seus benefícios no campo estudantil.

O texto apresentado pela a autora Maria da Graças Viana Bragança, nos apresenta uma grande reflexão sobre a importância de vivermos em uma sociedade multicultural e seus benefícios no campo estudantil e para própria sociedade. Vimos que o multiculturalismo precisa ser compreendido na sua forma mais ampla, a fim de promover a construção de uma cidadania onde não haja tratamento diferenciado aos grupos menos favorecidos e discriminação racial a outros grupos culturais diversificados.

A autora Maria da Graças Viana Bragança, cria assim uma polêmica onde defensores e críticos confrontam suas posições em relação ao que chamamos de “cota”. Os críticos nos fazem entender que facilitando, aos menos favorecidos, a oportunidade de ingressar numa universidade não os fará menos discriminados. Por outro lado, a defesa mostra com a importância de tentar igualar esses cidadãos na sociedade atual.

No texto, observa-se que existem ainda outras dificuldades para entender a problemática do multiculturalismo, como o fato de que mesmo o negro tem muita dificuldade de se aceitar como individuo negro, fazendo assim o racismo prevalecer em nosso meio. E, para que haja mudança, é necessário fazer despertar uma cultura democrática, voltada aos direitos da pessoa humana e incentivar ou, ao menos, a respeitar todas as culturas.

Nesse processo é fundamental que a escola processe a educação multicultural e essa a faça acontecer. É necessário formar professor com postura multicultural, além dos aspectos cognitivos envolvidos na formação. Também é necessário que haja um envolvimento afetivo que leve o profissional a lutar por uma sociedade livre de preconceitos. É necessária essa mudança, tanto nas escolas como na formação dos profissionais da educação.

Após a leitura e análise do texto percebi que a realidade do Brasil, um país oficialmente multicultural quanto às temáticas sociais, pluralidade cultural, ética e social e outras, nos leva a entender que as questões sociais, culturais e étnicas, destinadas ao tema pluralidade cultural, são consideradas pelos próprios parâmetros curriculares complexas e que portanto, as escolas necessitam se instrumentalizarem para fornecerem “informações mais precisas para questões que vêm sendo respondidas, de modo indevido, pelo senso comum ou ignoradas por um silencioso constrangimento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com