TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO DE COMPRAS

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

A FUNÇÃO COMPRAS

 

AYRTON PEREIRA PONTES

Prof.ª Vanuzia Santos Pereira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Logística (LOD0232) – Logística de Suprimentos e Distribuição

24/10/2015

RESUMO

O artigo fala da função compras que hoje em dia é um segmento essencial para a empresa que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços planejando quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento. A função Compras não é mais vista como uma atividade rotineira, compras é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento. Em todo sistema empresarial, para se mantiver um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e, consequentemente, gerar lucros satisfatórios, a minimizarão de custos deve ser perseguida e alcançada, já que não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível focando também o custo benefício.

Palavras-chave: Função de compras; Importância de compras; Objetivo de compras; Negociação e condições de compras.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo propõe um modelo da função de compras e suas finalidades, que busca adquiri bens e serviços com menor custo, buscando dentro das organizações o melhor componente a preço competitivo e com datas de entregas já definidas.  Assim, montando planejamentos para desenvolver fontes de fornecimentos que atendam requisitos mínimos que possam garantir um bom funcionamento de compras.

A importância de compra, para uma categoria específica, define qual será a forma de gestão das necessidades internas da empresa e os fornecedores. Isso inclui o processo de concorrência entre fornecedores, a política de contratação e a implementação de orientações que conduzam à solução de compra. O seu objetivo de compras que é obter o melhor fluxo de suprimentos ou serviço buscando pelos melhores preços afim de baixar custos. Com isso tendo a melhor negociação de compra, realizando um processo estratégico realizando cada etapa cumprindo seu objetivo. Desta forma, vemos que as organizações modernas utilizam de um departamento de compras com a finalidade de manter as atividades de produção abastecidadas.

2  A FUNÇÃO COMPRAS

Como já destacado, Vanderlei Silva (2012) A função compras e responsável por suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades necessárias, o material certo, ao preço certo, na hora certa, na quantidade certa e da fonte certa. verificando se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. No processo de fabricação, antes de se dar início à primeira operação, os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis, mantendo-se, com certo grau de certeza, os estoques são necessários para atender á demanda, a continuidade de seu abastecimento, a fim de atender as necessidades ao longo do período. E mantido um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e gerar lucros satisfatórios, é preciso minimizar os custos de obtenção ou compras.

A função COMPRAS é responsável pela aquisição de equipamentos e mercadorias, mediante pagamento de bens e serviços, conforme os requisitos da operação produção. Uma das dificuldades que as empresas enfrentam é sincronizar a oferta de produtos e serviços com a demanda. Desta forma, adotam os estoques como agentes reguladores do abastecimento da linha de produção das fabricas. (BECKEDORFF, 2013, p. 4)

FIGURA 01 – FUNÇÃO COMPRAS[pic 1]

Fonte: Pagina do Slidehare.net Obtenção e Recebimento

3 A IMPORTÂNCIA DE COMPRAS

Podemos entender que “Atualmente, o setor de compras ocupa uma posição de destaque nas organizações, pois, peças, componentes e suprimentos comprados representam, em geral, de 40% a 60% do valor final das vendas de qualquer produto”. (BECKEDORFF, 2013, p. 7 apud Administradores, 2012)

No conceito de importância de compras, Meneghello (2007) afirma que:

A gestão de compras e suprimentos é importante, pois quando é eficiente está inter-relacionada à qualidade de produtos, minimização dos custos de produção e maior agilidade nas aquisições, o que se manifesta de maneira positiva nas organizações, além de melhorar sua lucratividade.

Podemos entender que “a área de compras não é um fim em si mesmo, mas uma atividade de apoio fundamental ao processo produtivo, suprindo-o com todas as atividades materiais”. (POZO, 2004, P. 147 apud BECKEDORFF, 2013, p. 8).

 Portanto, diante desta nova realidade, os profissionais que estão envolvidos nesta grande área só têm a crescer e a ocupar posições relevantes na estratégia das empresas.

4 OBJETIVO DA ATIVIDADE DE COMPRA

Conforme Beckedorff (2013. p. 16) O objetivo da atividade de compra de uma maneira bastante ampla, com a obtenção e coordenação do fluxo contínuo de suprimentos e que demonstra que a função compras não existe somente no momento da compra propriamente dita, mas afim de atender aos programas de produção, ou seja, comprar os materiais necessários pelo melhor preço, com a qualidade exigida pelo produto, nas quantidades necessárias, no tempo requerido, nas melhores condições de preço e na fonte certa

Para Beckedorff (2013. p. 17), “Podemos destacar ainda os produtos comprados que não atendem às recomendações da área técnica, ou sob outra ótica, de qualidade inferior em função de material comprado fora do especificado, por razões econômicas ou falta de fornecedores qualificado”.

Para que estes objetivos sejam atingidos, deve-se buscar alcançar as seguintes metas fundamentais: Atender o cronograma de produção, através do fornecimento contínuo de materiais;

Estocar ao mínimo, sem comprometer a segurança da produção desde que represente uma economia para a organização; Evitar multiplicidade de itens similares, o desperdício, deterioração e obsolescência; Manter a qualidade dos materiais conforme especificações; Adquirir os materiais a baixo custo sem demérito a qualidade; Manter atualizado o cadastro de fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com