TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia Na Atenção Primaria

Trabalho Universitário: A Fisioterapia Na Atenção Primaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

História da fisioterapia

Na antiguidade havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas diferenças incomodas, Com preocupação em eliminar essas diferenças atraves de recursos, tecnicas, instrumentos e procedimentos. O uso da ginastica era empregada somente com fins terapêuticos e eram utilizados no tratamento de disfunções organicas já instaladas.

O surgimento da fisioterapia do Brasil (Rio- Sp) foi influenciada pela vinda da familia real ao Brasil. Em São Paulo na USP , o primeiro curso de fisioterapia com duração de uma ano com tempo integral que era ministrado por medicos, em 1950 no Brasil houve uma grande quantidade de pessoas portadores de sequelas motoras que necessitavam de reabilitação.

Visão reabilitadora x promoção de saúde

Há alguns anos a nossa visão de saúde passou da mera ausência da doença para o bem-estar fisico e mental, e dai para o conceito mais amplo que inclui uma adequação de vida social, ocorre claramente uma mudança de paradigma, com a ruptura semântica entre o conceito atual de saúde e o anterior.

O fisioterapeuta na ESF

A formação acadêmica possibilita ao fisioterapeuta prestar serviços nas áreas de saúde, educação, esporte,empresarial, atuando ainda no campo de pesquisa. Na saúde permite ao profissional atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios,consultórios, centro de reabilitação e nas ações básicas de saúde, como a Estratégica de Saúde da Família (ESF). Objetivo: Analisar a atuação do profissional de fisioterapia dentro de Estratégia de Saúde da Família. O fisioterapeuta nas equipes de saúde da família vem adquirindo crescente importância, pois profissional se desvincula da parte só curativa e reabilitadora e passa a atender em todos os níveis de saúde.

Atuação fisioterapêutica em grupos específicos

Saúde da mulher :Desenvolve trabalhos preventivos e reabilitadores como incontinência urinária disfunções sexual, fecal,amamentação, gestação, pós parto e etc.Melhorando as condiçoes fisicas mulher com programas especializados de acordo com a necessidade.

Saúde do idoso: Tem como objetivo principal à independência do idoso, no intuito de minimizar as conseqüências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, ocorridas durante o processo da senescência, favorecendo uma qualidade de vida satisfatória a pessoa idosa, como exercicios resistido, atividade fisica, prevenção de quedas

Saúde da criança:Na criança em crescimento, a postura anormal, devida ao desequilíbrio muscular e as alterações consecutivas do comprimento das partes moles, pode levar ao desenvolvimento defeituoso das partes moles, pode levar ao desenvolvimento defeituoso dos ossos, acarretando, por conseguinte, deformidades mais graves e mais incapacitantes do ponto de vista funcional que se esse desequilíbrio acontecesse no adulto.

O desenvolvimento ósseo poderá tornar-se anormal se essas solicitações foram anormais.

Saúde do homem: Desenvolve trabalhos reabilitadores como diabetes pode causar impotência,o câncer de próstata,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com