TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENCIA FARMACEUTICA COMO UM MODELO TECNOLÓGICO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Monografias: ASSISTENCIA FARMACEUTICA COMO UM MODELO TECNOLÓGICO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 3

ASSISTENCIA FARMACEUTICA COMO UM MODELO TECNOLÓGICO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

RABELO, Daffny*

Acadêmica em Ciências Farmacêuticas

Faculdade Dom Bosco

daffny_rabelo@hotmail.com

Araújo, A. L. A; Ueta, J. M; Freitas, O. Assistência farmacêutica como um modelo tecnológico em atenção primária à saúde.

Aílson da Luz André de Araújo, do Departamento Farmacêutico, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, UFJF. Campus Universitário, Martelos, Juiz de Fora, juntamente com Julieta Mieko Ueta e Osvaldo de Freitas do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, apresentam uma forma revisada e uma re-análise da assistência farmacêutica enquanto parte que integra o sistema de atenção primária à saúde e também tecnologia em saúde salientando tópicos e temas que vão desde a importância da amplitude dos procedimentos atribuídos à Assistência Farmacêutica, que por sua vez, conduz a uma diversidade de interpretações por parte dos gestores do sistema de saúde até à qualidade do uso de medicamentos que está diretamente relacionada à qualidade do serviço de saúde e aos elementos para a avaliação da mesma.

O artigo é organizado em quatro subtítulos: 1) Assistencia Farmacêutica no Brasil: faz um breve histórico e análise do desenvolvimento, organização e reorganização até chegar no que a Assistência farmacêutica é hoje no país, mostrando também as legislações que regulamentaram e regeram a mesma até aqui; 2) Atenção Farmacêutica: Fala sobre definições, conceitos e prática profissional e mostra que o maior beneficiário deste sistema é o usuário de medicamentos, ele sim é o centro e o fim do processo todo. Aqui podemos ver também sobre a justificativa social no que diz respeito à importância da formação superior do farmacêutico; 3) A Assistência farmacêutica na unidade de Saúde: expõe sobre a padronização de medicamentos e como aliar o atendimento primário das unidades de saúde ao atendimento primário da assistência farmacêutica; e 4) A Assistência Farmacêutica no Programa Saúde da Família: que mostra um ambiente propício para o desenvolvimentos tecnológicos e tras o profissional farmacêutico como um orientador dos pacientes quanto ao uso de medicamentos.

De forma geral, o artigo mostra como as Unidades Básicas de Saúde constituem a principal porta de entrada do sistema de assistência à saúde estatal em nosso país. Mas, o vínculo do serviço farmacêutico ainda está centrado no modelo curativista, baseado na consulta médica e pronto atendimento, com a farmácia apenas atendendo a essas demandas. Desta forma, a orientação aos usuários na farmácia das Unidades Básicas de Saúde tem ficado praticamente impossível, pois na farmácia deságuam quase todas as doenças do sistema de saúde.

Para mudar esse quadro e fazer com que a implantação da Assistência Farmacêutica seja integral, é necessário um aprimoramento que possibilite a avaliação de seu impacto na qualidade de vida do usuário e na redução de custos para o sistema de saúde. No entanto, nas unidades de saúde básicas ou distritais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com