TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Da Avaliação Na Educação

Casos: A Função Da Avaliação Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

RESUMO

Para a elaboração do estudo foi realizado uma revisão de literatura, que tinha como objetivo demonstrar a função da avaliação no processo educativo e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, para a realização da pesquisa foi obedecido a seguinte metodologia: busca somente na língua portuguesa, utilizando os seguintes descritores: função da avaliação, avaliação e avaliação diagnóstica, através de banco de dados confiáveis. Os resultados demonstram que o professor diante do processo de ensino-aprendizagem, precisa adotar uma postura comprometida, para direcionar o seu trabalho para que este se torne o mais eficiente e prazeroso possível, e consequentemente garantir o sucesso seu do trabalho. Contudo conclui-se que o professor diante do processo avaliativo deve estar ciente que a avaliação deve realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, com o propósito de diagnosticar a situação de cada aluno, baseando-se na programação curricular.

Palavras-chave: Função da Avaliação. Avaliação. Avaliação Diagnóstica.

1INTRODUÇÃO

Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, onde buscou-se identificar as publicações científicas produzidas até o momento e de forma simples e clara descrever a função da avaliação e sua influência no trabalho pedagógico. Para o levantamento de dados foi realizado os seguintes critérios: busca somente na língua portuguesa, utilizando os descritores: Função da Avaliação, Avaliação e Avaliação Diagnóstica, conforme disposto em banco de dados confiáveis.

Com isso percebe-se que a avaliação é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem, poisatravés dela é que o professor irá diagnosticar as dificuldades encontradas pelos alunos durante o processo de construção do conhecimento e se necessário realizar novas estratégias para que o seu trabalho aconteça de forma efetiva.

2A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

2.1 AVALIAÇÂO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

São inúmeros os conceitos de avaliação estabelecidos ao longo da história da educação e do processo de ensino e aprendizagem. A palavra avaliação possui diversos significados advindos de muitas concepções e, como por exemplo, apreciação, análise, estimação, determinação de valor, diagnóstico, controle, classificação, entre outros. (JORBA e SANMARTI, 1993)

A avaliação pedagógica é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem, ela deve ser realizada através das experiências vividas pelo aluno, bem como ser realizada de forma contínua e sistemática. È através da avaliação que podemos verificar os resultados, a construção do conhecimento, o desenvolvimento do aluno e as dificuldades encontradas pelo mesmo durante este processo. (OLIVEIRA e SANTOS, 2005)

Segundo Gronlund (1979) apud Oliveira e Santos (2005);

“A função da avaliação, é aperfeiçoar métodos, estratégias e materiais, visando o aprimoramento da aprendizagem do aluno e a melhora do ensino do professor, possibilitando a comunicação entre professor e aluno. A avaliação deve ter como principal função, por um lado, orientar o professor quanto ao aperfeiçoamento de sua metodologia e, por outro, possibilitar a melhora do desempenho do aluno.”

De acordo com Piletti (1987:190) apud Jorba e Sanmarti (1993);

“Avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos educacionais, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo”.

Segundo Fernandes 2008, quase tudo pode ser objeto de avaliação, considerando que a avaliação no processo de ensino e aprendizagens faz parte da avaliação do sistema educativo. Sendo portanto um processo que irá determinar a extensão com que os objetivos educacionais são executados e se realizam.

Para Libâneo (1991), a avaliação é uma tarefa didática essencial para o trabalho docente. Por apresentar uma grande complexidade de fatores, ela não pode ser resumida a simples realização de provas e atribuição e notas. A mensuração apenas fornece dados quantitativos que devem ser apreciados qualitativamente.

Segundo Bloom, Hastings e Madaus (1971) apud. Rosado e Silva (2010)

“Alguns estudos relacionam a avaliação com a verificação de objetivos educacionais. Em função da finalidade da avaliação consideram três tipos de avaliação: uma preparação inicial para a aprendizagem, uma verificação da existência de dificuldades por parte do aluno durante a aprendizagem e o controlo sobre se os alunos atingiram os objetivos fixados previamente. Os tipos de avaliação referidos representam, respectivamente, a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação certificativa.”

A avaliação deve ainda agregar o desenvolvimento do aluno através múltiplas experiência, tornando o aluno nesta abordagem um ser participativo na construção de seu próprio conhecimento, fazendo com que a avaliação aconteça de forma contínua, cumulativa e sistemática, priorizando a identificação e a construção do conhecimento e a superação da dificuldades encontradas para a realização dos mesmos. (JORBA e SANMARTI, 1993)

A avaliação deve ser entendida como uma ação pedagógica necessária para a qualidade do processo ensino-aprendizagem, e este deve cumprir, basicamente, três funções didático-pedagógicas sendo estas a função diagnóstica, a função formativa e função somática. (JORBA e SANMARTI, 1993).

2.2 AVALIAÇÃO FORMATIVA

Avaliação Formativa possibilita ao professor um melhor acompanhamento do aluno, ajudando no percurso escolar, tem como uma dos principais focos o processo de ensino- aprendizagem fundamentando no diálogo.

O processo ensino-aprendizagem faz a integração entre avaliação, ensino e aprendizagem tendo como um sentido se desenvolvidos juntos.

“Avaliar o aluno deixa de significar fazer um julgamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com