TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Informação na CPRH

Tese: A Gestão da Informação na CPRH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

A Gestão da Informação na CPRH

RESUMO

Atualmente uma das principais preocupações dos gestores, gira em torno da maximização da produtividade, direcionamento de recursos e garantia da qualidade e satisfação dos clientes internos e externos de uma organização.

Conforme entendimento de Tarabousi (2003), essa é a política de gerenciamento, que motiva os gestores da atualidade, principalmente os responsáveis pelas áreas conhecidas como Unidades de Apoio.

Sabe-se que só é possível atingir o sucesso na gestão, através da utilização de ferramentas eficientes, adoção de metas claras, recursos humanos altamente capacitados e comprometidos.

O objetivo deste artigo é apresentar e ressaltar a importância das informações geradas através do Check List – Avaliativo e do Indicador de Reclamações sobre Enxovais no gerenciamento de recursos humanos e financeiros da Central de Processamento de Roupa Hospitalar.

INTRODUÇÃO

De acordo com o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Caldas Aulete, através da junção das palavras forma (morphe) e (eidos) ideia, vindas do grego antigo, originou-se a palavra comumente conhecida como informação, reconhecida atualmente como um dos “motores” da atividade humana.

Numa sociedade que cada vez mais privilegia a informação como uma das suas preocupações mais dominantes, uma parcela significativa de seu esforço é dispensada no desenvolvimento da infra-estrutura adequada para a sua captação, armazenamento, processamento, representação e distribuição.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, iniciou o processo de terceirização das suas operações de processamento de enxoval hospitalar em 2005 com conclusão em 2008, e um dos instrumentos eficaz para o monitoramento do serviço contratado pela empresa terceirizada foi justamente o uso da informação, por intermédio da elaboração de check list dos serviços prestados.

Dentre os mecanismos implantados, que norteiam por meio da suas análises e estratificações, as ações em escala micro e macro por parte da CPRH, cita-se o Check List – Avaliativo sobre as rotinas da empresa terceirizada previstas por regulamentação, e o Indicador de Reclamações sobre Enxoval, obtida através da avaliação dos diversos usuários.

Pensando nisto, desde 2005 a Central de Processamento de Roupa Hospitalar (CPRH), juntamente com a Divisão de Hotelaria Hospitalar (DHH), vem acompanhando as necessidades do mercado, e baseando-se em métodos fundamentados na literatura nacional e internacional, desenvolveu estas ferramentas com o intuito de maximizar a qualidade em toda sua cadeia produtiva e administrativa.

Implantados em meados de 2008, objetivam contribuir no sentido da rápida captação e propagação de dados, visando sublevar os índices de resolutividade de problemáticas cotidianas e garantir a boa execução das rotinas exercidas.

JUSTIFICATIVA

É vital para a Central de Processamento de Roupa Hospitalar o uso de ferramentas que possibilitem sua ação em tempo hábil e ajude a inibir qualquer proliferação de agentes que por ventura tentem atrapalhar ou desacelerar o processo de melhoria contínua instaurado em todas as atividades executadas pela mesma.

OBJETIVO

O objetivo deste artigo é destacar a importância das informações geradas através do Check List – Avaliativo e do Indicador de Reclamações sobre Enxovais na gestão da Central de Processamento de Roupa Hospitalar.

METODOLOGIA

O Check List foi elaborado objetivando mensurar o cumprimento legal do contrato com a empresa terceirizada.

O contrato legal foi então transformado em itens para checagem.

O Check List – Avaliativo, ilustrado abaixo, é preenchido em toda visita técnica realizada nas dependências da lavanderia terceirizada, o que ocorre uma vez ao mês e tem como objetivo verificar se a referida empresa está exercendo suas atividades dentro dos ditames contratuais.

Foi também elaborado o indicador com o objetivo de acompanhar o número de reclamações relacionadas ao enxoval hospitalar feitas pelos diversos usuários do Hospital, através de reclamações telefônicas e avaliação por amostragem, e estipulou-se como meta trinta reclamações ao mês.

Ao término da avaliação a equipe avaliadora reuni-se, estratifica as informações e elabora um ofício apontando as não conformidades encontradas. Este documento é encaminhado para ciência e providências da empresa e posteriormente anexado no respectivo contrato de terceirização.

Outro ponto importante, relativo à estratificação deste Check List - Avaliativo, encontra-se na sua relação com o Indicador de Reclamações sobre Enxoval.

Este último visa quantificar o total de não conformidades encontradas no decorrer do mês, e verificar se os apontamentos realizados através do Check List - Avaliativo estão sendo corrigidos, uma vez que cada não conformidade encontrada é confrontada com a respectiva avaliação mensal.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com