TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica Geral

Por:   •  18/4/2017  •  Dissertação  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

RENAN CAROLINO PEREIRA

RA 1174465

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE 3° SEMANA

Nome do tutor

Centro Universitário Claretiano

RONDONÓPOLIS

2015

ATIVIDADE

A Ginástica Geral leva a seus praticantes atividades esportivas variadas para todos os grupos, tendo como base programas gímnicos com e sem aparelhos. Oferece benefícios a saúde, a condição física, integração social, contribuindo para o bem estar físico, mental e social. O objetivo desta atividade tem como foco manter e melhorar as performances individuais e também coletivas seja elas esportivas, terapêuticas, estéticas, recreativas entre outras.

Por ser englobar atividades de diversos tipos a Ginástica Geral pode ser implantada em ambientes variados sempre visando o bem estar de seus praticantes.

HOSPITAIS

As aulas de ginástica entram em hospitais nas áreas fisioterápica e recreativa, sendo parte do tratamento e processo regenerativo de lesões e outras enfermidades, com exercícios visando levar o paciente a recuperar e melhorar equilíbrio, controle respiratório, postura, coordenação, musculatura, além de confiança e a boa execução de movimentos antes limitados pela lesão. Na parte recreativa oferecer aos pacientes atividades divertidas individuais e em grupo que possam ser executadas dentro de suas limitações, visando à descontração, interação, melhora no humor e autoestima, fatores importantes na recuperação.

CONDOMÍNIOS E CLUBES

Em ambos existe semelhança em atividades que podem ser oferecidas. Práticas preferencialmente em grupo visando à interação social e boa convivência por serem ambientes de uso comum. Trabalhos de alongamento e exercícios localizados além de aulas de yoga, circuito, aulas com equipamentos e dança são práticas efetivas que podem ser implantadas. Podendo variar e ter novas opções de acordo com a vontade dos praticantes e a criatividade do profissional responsável.

Clubes também podem oferecer outras atividades devido à necessidade de apresentar praticas múltiplas a seus associados. Aulas de step, jump, rpm, treinamento funcional, hidroginástica e alguns tipos de artes marciais são exemplos de atividades que podem ser oferecidas.

ACADEMIAS        

Em academias por ser ambientes que grande parte das vezes exige quantidade reduzida de pessoas por atividade as aulas podem variar de acordo com a aceitação dos praticantes.

Aulas praticadas em grupo como step, jump podem ser oferecidas, além de treinamentos funcionais e aulas envolvendo equipamentos, por exemplo, o crossfit.

A variação e apresentação de novas praticas pode variar de acordo com a aceitação das atividades e a busca de novas opções.

PARQUES

Em parques o foco deve ser em atividades livres, dinâmicas, recreativas e que possam atender o público de todas as idades. Trabalhos de alongamento, com bola, circuitos são ótimas opções. Por serem ambientes públicos é provável que exista uma rotatividade grande entre as pessoas que possam vir a praticar as atividades, deve-se focar em atividades dinâmicas e divertidas que possam ser realizadas por praticantes desde o ativo ao sedentário, da criança ao idoso de forma a ser efetivo e prazeroso trazendo sensações positivas a seu executante. Práticas visando melhorar a postura, respiração coordenação e equilíbrio são perfeitas para esse ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com