TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização E Seus Efeitos Na Sociedade.

Trabalho Universitário: A Globalização E Seus Efeitos Na Sociedade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  1.785 Visualizações

Página 1 de 6

O objetivo desta linha é o estudo de questões vinculadas ao impacto do processo de globalização, e, também, da fragmentação dele decorrente, na sociedade brasileira. A compreensão dessas questões remete a quatro eixos temáticos: novos padrões de emprego, empregabilidade e exclusão; novas tecnologias e segmentações sociais; conformação de blocos regionais; multiculturalismo ou policulturalismo e subjetividades contemporâneas. No primeiro eixo serão estudados temas relacionados com a transformação do mercado de trabalho brasileiro, tendo como referentes o contexto regional e internacional. O segundo está voltado para análises da dinâmica tecnológica e suas interfaces com as estratégicas áreas da pesquisa de ponta, da inovação produtiva, da educação e do patrimônio cultural brasileiro. O terceiro está relacionado com o novo papel dos Estados Nacionais - especialmente da Diplomacia e das Forcas Armadas em nações emergentes como o Brasil – bem como das diversas instituições supranacionais vocacionadas para o comercio, mercado financeiro, migrações e fronteiras internacionais que, entre outros “issues”, tem acirrado tensões políticas entre países e blocos econômicos. Por último, tendo como “pano de fundo” a enorme diversidade regional e social brasileira, contemplar-se a temas relativos aos aspectos culturais, notadamente os valores identitários; como as relações raciais, interétnicas e de gênero; as distintas formas de religiosidade e de expressão estética, que também se colocam como estratégicos para o futuro do nosso país. A

Globalização significa dizer, integração, união da economia e sociedade de todo o mundo, mas nem sempre a globalização será benéfica, o setor produtivo e até os efeitos da natureza tende a alterar o desenvolvimento produtivo da sociedade. A globalização tem o objetivo de beneficiar-se facilitando e organizando a vida de modo geral, essa integração se da de maneira muito rápido e continuamente trazendo muitos casos onde se tornam maléficos e que de tal forma afeta a todos, seja nas novas tecnologias, relações econômicas e sociais, nacionais, internacionais, políticas governamentais por meio da comunicação social.

A individualidade é um dos males trazidos pela globalização se tornando cada dia menor o contato direto entre as pessoas, com isso trouxe a tecnologia e opção de se comunicar indiretamente através de tecnologias modernas como rádio e televisão, internet e telefone tornando as pessoas mais individualistas podendo ficar horas em frente ao computador perdendo na maioria das vezes a comunicação com a própria família. Por outro lado a globalização é benéfica por se tratar de uma expansão gigantesca de conhecimento que essas mesmas tecnologias trouxeram.

Mudanças é a palavra do novo milênio, as mudanças sempre existiram a diferença é que ela acontece em uma velocidade nunca antes vistas. O período atual é chamado de época do conhecimento. No nosso dia a dia percebemos as grandes mudanças, certamente nas inovações tecnológicas desde os aparelhos celulares até as ferramentas para comunicação. Essas mudanças geram impacto nas organizações e nos indivíduos. As causas das mudanças foram novas tecnologias, nova demografia e globalização.

As pesquisas realizadas com objetivo de serem aplicadas na área da saúde como, por exemplo, a descoberta da cura do câncer. As descobertas na área da genética reaquece a discussão na ética na ciência, os estudos podem tanto ser usados para tornar a nossa vida melhor quanto podem ser empregados para aumentar a descriminação.

A globalização tem o objetivo de aproximar, mas também de afastar a sociedade no sentido do que se refere a tecnologias de um modo geral, mas em contra partida oferece grandes oportunidades em todos os campos a serem explorados. A globalização é uma maneira de fazer uma junção entre o mundo e a sociedade, é colocar suas expectativas mundialmente onde não seria possível sem a existência da mesma. A complexa questão da insegurança existencial colocado pelo processo de globalização tende a se reduzir a questão aparentemente direta da “lei e da ordem”. Nesse processo, as preocupações com a “segurança”, o mais das vezes reduzida a preocupação única com a segurança do corpo e bens pessoais, são sobrecarregadas de ansiedade gerada por outras dimensões cruciais da existência atual. A insegurança e incerteza.

O objetivo desta linha é o estudo de questões vinculadas ao impacto do processo de globalização, e, também, da fragmentação dele decorrente, na sociedade brasileira. A compreensão dessas questões remete a quatro eixos temáticos: novos padrões de emprego, empregabilidade e exclusão; novas tecnologias e segmentações sociais; conformação de blocos regionais; multiculturalismo ou policulturalismo e subjetividades contemporâneas. No primeiro eixo serão estudados temas relacionados com a transformação do mercado de trabalho brasileiro, tendo como referentes o contexto regional e internacional. O segundo está voltado para análises da dinâmica tecnológica e suas interfaces com as estratégicas áreas da pesquisa de ponta, da inovação produtiva, da educação e do patrimônio cultural brasileiro. O terceiro está relacionado com o novo papel dos Estados Nacionais - especialmente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com