TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICA SUSTENTÁVEL DO POLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO E SEUS EFEITOS NA SOCIEDADE

Por:   •  4/9/2015  •  Artigo  •  4.793 Palavras (20 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 20

ANÁLISE ECONÔMICA SUSTENTÁVEL DO POLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO E SEUS EFEITOS NA SOCIEDADE

*Almir Severino Pereira

*Karine da Silva Souza

*LucineideAlmeida Silva

*Paulo Henrique Pires Ramos Bispo

*Victor Silva de Souza

*Viviane dos Santos Souza

*Welber da Silva Teles de Souza

RESUMO

O presente artigo científico tem como objetivo analisar os impactos causados pelo Polo Industrial do município de Cubatão, tanto nos aspectos ambiental e social quanto econômico. Para efeito de embasamento, foram feitas pesquisas bibliográficas através de livros, artigos acadêmicos, relatórios e sites. Com isso verificou-se que, apesar de a consolidação do maior Polo da América Latina ter promovido o desenvolvimento da cidade, acabou acarretando sérios problemas, chegando a ficar conhecido na década de 80 como o Vale da Morte e a cidade como a mais poluída do mundo.  Mediante esse cenário de tamanha catástrofe, as indústrias em parceria com a Prefeitura, órgãos competentes e população mudaram o quadro da situação começando um processo de recuperação. Surtiu tanto efeito que proporcionou à cidade o selo verde da ONU. Portanto, pode-se concluir que é parcialmente possível crescer e gerar riqueza sem comprometer tanto o meio ambiente e isso, através da implantação de práticas sustentáveis.  

Palavras - chave: Polo Industrial. Desenvolvimento. Vale da Morte. Recuperação. Práticas sustentáveis.

*Cursistas de Ciências Contábeis

2º. Semestre/ 2014

Unimonte

Santos- SP

INTRODUÇÃO

O presente artigo acadêmico tem como proposta central Sustentabilidade, propondo estudar sobre ações sustentáveis nos campos: ecológico, social e econômico. A proposta central foi ofertada pelos Docentes do 2º módulo do curso de Ciências Contábeis para a disciplina Projeto Integrador II.

O tema escolhido para o projeto foi: “Análise econômica sustentável do Polo Industrial de Cubatão e seus efeitos na sociedade”. Tem como objetivo explorar a extensão industrial e demonstrar todo processo de recuperação ambiental do município, avaliando quão importante foram as participações das empresas, do Estado e da comunidade para uma evolução sustentável. Dessa forma, as indústrias continuaram rentáveis, investindo no equilíbrio ambiental. Através da implantação de projetos como, por exemplo, a Agenda 21, que, atualmente, oferece uma realidade totalmente diferente em termos de qualidade de vida. Destacam-se, nesse cenário, algumas empresas como propulsoras, por meio de atitudes econômicas e sustentáveis. Dentre elas, estão: Unipar Carbocloro S/A e Usiminas Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A. Essas empresas servirão de base para o desenvolvimento da nossa pesquisa que tem como metodologia o embasamento bibliográfico em livros, revistas e sites articulados ao tema.

A princípio, será apresentada a definição de Sustentabilidade como uma abordagem geral para a sociedade, empresas e os impactos industriais. Posteriormente, será exposta a disciplina de Economia escolhida para o estudo do Projeto Integrador. Na sequência, a partir dos dados pesquisados, será discutida a economia ambiental de Cubatão antes do desenvolvimento, evidenciando a Agenda 21 e outros projetos que trouxeram progresso para o município, analisando o processo de ações sustentáveis nas organizações do Polo Industrial e apresentando a situação da economia ambiental, atualmente, e quais as metas das empresas e da cidade de Cubatão para se desenvolver de forma sustentável.

SUSTENTABILIDADE

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, através da criação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED). Uma década depois, foi publicado o relatório intitulado “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como o relatório Brundtland. Com base neste documento surgiu o termo de Sustentabilidade, que são as ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

De acordo com SACHS (p.30, 2002)

Nosso problema não é retroceder aos modos ancestrais de vida, mas transformar o conhecimento dos povos dos ecossistemas, decodificado e recodificado pelas etnociências.

Atualmente, a preocupação com o desenvolvimento sustentável é presente em diversas áreas: econômica, social, ambiental e empresarial, porém o presente artigo tem como objetivo enfatizar a Sustentabilidade Econômica e Empresarial.

De acordo com MAY (p.08, 2010)

Sustentabilidade Econômica pode ser definida como um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

Sustentabilidade Empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Alguns exemplos destas ações sustentáveis realizadas pelas empresas são: utilização de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água, uso racional da água e da energia elétrica, reciclagem do lixo sólido, reutilização de sobras de matéria-prima, adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida, uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial, além de não descartarem esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos e não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.

A organização que utiliza a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de sua empresa junto ao consumidor e comunidade em geral, além de obter melhoria em sua economia e valorização de suas ações na bolsa de valores. Para que uma organização obtenha um desenvolvimento sustentável é necessário conseguir atingir o equilíbrio entre os setores que fazem parte da organização, e a área econômica é um setor que precisa de uma atenção maior, por mexer com os investimentos e lucros da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com