TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização suas definições e efeitos na sociedade do século XXI

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

Globalização suas definições e efeitos na sociedade do século XXI

A globalização antigamente vista somente como uma idéia, sem grandes expectativas se tornou uma realidade em nosso século devido à grande necessidade das pessoas se interagirem, de varias partes do mundo, ou seja, não só a globalização pode ser definida como de acordo com o Autor Wagner de Cequeira “um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. ”, A globalização só se tornou um fato real após o fim da segunda guerra mundial que ocasionou como conseqüência, a necessidade de novas tecnologias.

Fig 1: Representa os feitos da globalização sobre o mundo.

Descrição das definições de globalização

A globalização é definida como um sistema que abrange novas tecnologias e novo sistema capitalistas, um exemplo claro disso são os grandes investimentos que os países tem feito principalmente em incentivos a educação, e qualificação de profissionais e infelizmente quem não acompanha o ritmo do sistema capitalista é deixado para traz. Um exemplo claro disso é os supermercados Atacadão e Extra, que valorizam o cliente acima de tudo porque eles vêem cada cliente como se fossem notas de 100 reais, e os funcionários são olhados como meros curtos de 1 salário comercial e não como pessoas. A imagem abaixo ressalta bem essa realidade:

Fig 2: ilustração do sistema empresarial capitalista.

Este jeito de olhar as pessoas como se elas fossem dinheiro vem da visão capitalista que vem se expandindo ao redor do mundo devido trazer grande margem de lucro.

Definição de outsourcing

Outsourcing ou terceirização é um sistema que consiste em substituir trabalhadores normais,ou seja, registrados pela empresa, por outros terceiros, que recebem mesmos para efetuar o mesmo serviço, e está à disposição quase que 24 h por dia, eliminando assim custos normais como fundos de garantia, FGTS, seguro e outros benefícios as empresas que mais utilizam esse sistema são: Coca cola principalmente no seu setor de produção, BFS Brasil foods em áreas como a de controle de qualidade e a Ford, em setores de mecanização. Essas empresas são exemplos claros de utilização de sistemas capitalistas. A figura abaixo representa um pouco do sentimento das pessoas com relação a os efeitos da globalização.

Estudo de caso Nokia

A historia da Nokia fabricante de produtos eletrônicos pode nos dar uma visão de como foi esse período de adaptação ao sistema capitalista. “No Começo

A empresa, fundada por Fredrik Idestam, empresa de pequeno porte no setor das telecomunicações móveis a nível mundial, foi fundada em 1865, sendo na época uma fábrica de papel. Perto do final do século XIX, a empresa envolveu-se no negócio das botas de borracha e armários de madeira e fundou uma companhia com uma vertente mais tecnológica, já que este produto e os químicos que lhe eram associados constituíam na época o setor tecnologicamente mais desenvolvido. Com a expansão da eletricidade na Finlândia, a partir de 1910 a fabricação de cabos elétricos cresceu consideravelmente, até porque também era preciso suportar as necessidades impostas pelo telefone. Nasceu assim mais uma companhia no grupo finlandês, desta feita dedicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com