TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDROLOGIA APLICADA

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL – JUNDIAÍ

ENGENHARIA CIVIL

HIDROLOGIA APLICADA

JUNDIAÍ

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratam da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Foi realizada uma pesquisa na internet de uma comemoração escolar voltada para o Dia das Mães promovida por uma instituição de ensino. Analisou-se criticamente o conteúdo encontrado e relatou-se a observância quanto a diversidade e ao multiculturalismo no evento descrito acima.

A partir de desenhos confeccionados por alunos e então entregue aos familiares no dia da Comemoração do Dia das Mães, está apresentado alguns aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.  

Tipos de chuva

Os tipos de chuva são categorizados a partir dos processos naturais e geográficos responsáveis por sua formação.

A chuva é a precipitação da água presente na atmosfera em forma de vapor, ou seja, é a conversão da umidade do ar em água líquida, podendo eventualmente se apresentar em conjunto com partículas no formato sólido, chamadas de granizo.

Existe nesse contexto, uma classificação que define os diferentes tipos de chuvas. Essa tipologia é estabelecida com base no seu processo de formação, ou seja, em relação aos elementos e fenômenos que propiciaram a sua ocorrência.

Classificação das chuvas

As chuvas são classificadas em frontais, de convecção e orográficas.

  • Chuvas frontais: essas são também conhecidas por ciclônicas, ou seja, aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida.
  • Chuvas de convecção: ocorre também com a interação do ar frio com o ar quente, mas ao contrário das chuvas frontais, as chuvas de convecção não se formam pelo choque frontal entre duas massas de ar, e sim pelo movimento ascendente do ar quente e do movimento descendente do ar frio, que é mais pesado. Tal processo também se relaciona à evaporação da superfície úmida dos solos, dos rios e dos oceanos, além da evapotranspiração realizada pela vegetação.

Sabemos que o ar frio é mais denso e tende a descer, enquanto o ar quente é menos denso e tende a subir. Quando essas duas massas de ar encontram-se, o ar quente sobe para as camadas mais frias da atmosfera, onde ele perde temperatura e condensa-se, formando as chuvas.

[pic 1]
Esquema ilustrativo das chuvas frontais

2) Chuvas de convecção: também ocorre com a interação do ar frio com o ar quente, mas ao contrário do caso anterior, não se formam pelo choque frontal entre duas massas de ar, e sim pelo movimento ascendente do ar quente e do movimento descendente do ar frio, que é mais pesado. Tal processo também se relaciona à evaporação da superfície úmida dos solos, dos rios e dos oceanos, além da evapotranspiração realizada pela vegetação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com