TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Hidrologia Aplicada

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Hidrologia Aplicada  

        Avaliação 03

Nome: Arnaldo Oliveira RA 312106694

Nome: João victor de souza RA 412108759

Nome: Piter capistrano RA 312106697

Nome: Pedro pio p Ribeiro RA 312100973

Nome: Rodrigo da Silva dos Santos RA 312107421

Introdução

O objetivo deste trabalho é estabeleça um comentário amplo apresentando

as causas da escassez da água e procurar estabelecer medidas que amenizem oproblema, explicando as soluções momentâneas e futuras a serem implantadas para aliviar o sofrimento da população.

Causa da escassez de água na Região Metropolitana de São Paulo e em boa parte do interior do estado.

Uma das causas é o desmatamento e as queimadas e isso vem acontecendo há anos, todos sabem. É que esse crime ambiental tem a ver com a falta d'água na grande São Paulo e seu entorno, mas também em grande parte do sudeste, especialmente em Minas Gerais e no Vale do Piracicaba, de onde vem a maior parte da água que abastece a região metropolitana, através do Sistema Cantareira, muitos não sabem que a Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. E sem chuva, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas.

Para termos uma idéia da importância da Amazônia uma pesquisa que para a usina de itaipu , que é a maior do mundo em potência, funcionando por 145 anos para evaporar um dia de água na Amazônia.

Quantas Itaipus precisaria para fazer o mesmo trabalho que as árvores estão fazendo silenciosamente precisaria de 50 mil usinas Itaipu”, explica Antônio Nobre pesquisador do Inpa.

Isso também mostra o descaso em que o nosso governo faz com o nosso bem mais precioso que temos não fiscalizando e punindo essas pessos que causa essa devastação na nossa Amazônia mais isso também é apenas umas das causas pois á também uma oscilação natural e as mudanças climáticas provocadas por nós mesmos e pela ignorância da nossa cultura de achar que a água nunca vai acabar.

Outra motivo também é com a falta de chuvas que tá abaixo da média, devido as mudanças climáticas o volume de água em importantes rios e represas do sudeste que estão se esvaziando cada vez mais.

E o principal motivo é a falta de gestão e problemas na distribuição da água, o desperdício além da pouca preservação da área de manancial.

Soluções momentâneas e futuras a serem implantadas.

É investido em novos sistemas de produção de água potável que captassem água de outros mananciais regionaismais e mais flexibilidade na

transposição de águas de reservatórios mais cheios para os mais vazios e na construção de mais reservatórios em lugares com mais índice de chuvas.

Também é preciso aumentar a eficiência operacional da Sabesp, que ainda apresenta índices elevados de perdas (cerca de 20% da água produzida se perde em vazamentos) além de investir em tecnologias de reutilização da água.

Investimento tecnológico e de fiscalização nas  agriculturas irrigadas e a de

monoculturas.

É uma revisão séria e criteriosa do planejamento urbano, a fim de frear a tendência de ocupação de áreas de mananciais de forma desordenada e irregular. É preciso estabelecer que essas áreas são prioritárias para conservar a água e não podem ser utilizadas para outras finalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com