TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL HIDROLOGIA APLICADA

Por:   •  27/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA

        [pic 1]

RELATÓRIO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

HIDROLOGIA APLICADA

JOSÉ RICARDO GRAEFF BROETTO

e-mail: ricardo.broetto@gmail.com        

O relatório ira mostrar a teoria do Professor Luiz Carlos Molion a respeito do aquecimento global. Em um debate ocorrido na TV Bandeirantes na data de  28/07/2013 os jornalistas Fábio Pannuzio, Fernano Mitre e Tobias Ferras debateram o tema com o cientista.

Pesquisas indicam que o aquecimento global é causado pelo homem, porém, inspirado em dados Molion diz que isso não é uma consequência das atividades exercidas pelo ser humano.

Dados coletados durante dezesseis anos, entre 1997 e 2013 indicam que a quantidade de partículas de carbono na atmosfera aumentou em 8% neste período. Em contrapartida, as temperaturas do planeta se mantiveram estáveis, contrariando a ideia de que o carbono é que causa o aquecimento global.

Segundo o professor, atualmente o ártico passa por um período de degelo, que ocorre historicamente a cada 70 anos em média, e que o descongelamento de algumas geleiras seria uma causa natural.

Luis Carlos explica também que o nível do mar não subira devido ao descongelamento, pois cientificamente o gelo que está acima do nível da água, quando derretido não influencia no nível dos oceanos.

Atualmente existe um tipo de leito de dados nos oceanos, boias “ARGO”, elas conseguem fazer uma análise de salinidade e temperatura dos oceanos através de sensores e enviar estes dados a centrais de controle, e de acordo com as ultimas informações os oceanos não estão aquecendo, e sim se resfriando.

Molion explica que se o planeta estiver passando por uma pequena era de resfriamento, seria muito mais preocupante do que o aumento das temperaturas, visto que o ser humano tem grandes problemas de desenvolvimento em períodos gelados, onde há menos chuvas, prejudicando a agricultura e o índice de geadas aumenta.

Em relação as matas e plantas, o CO2 se demonstra benéfico para o rendimento das mesmas, pois elas tem maior taxa de produtividade com altos índices de gás carbônico. O professor ainda explica que atualmente a taxa de CO2 presente no ar está próxima a mínima para o rendimento das plantas. Ainda explica, na época onde o planeta se formava, onde haviam dez vezes mais partículas no ar, as plantas eram muito mais ativas na natureza.

        Em uma teoria pessoal, imagina-se que a sentença que culpou o CO2 como causador do aquecimento global nasceu nos anos 70, onde ouve alta taxa de queima de petróleo, liberando altas taxa de gás na atmosfera, porém, na mesma época os dados mostram que estávamos passando por uma pequena era de aquecimento.

Ainda explicando fenômenos naturais, tsunamis e terremotos não tem nada a ver com o aquecimento global, o aumento desses eventos nos últimos anos podem tem relação com insolação da terra, que pode mexer com a umidade da atmosfera.

 O dever de cada ser humano é ajudar na proteção do meio ambiente, independente se estivermos passando por uma era de resfriamento ou aquecimento, precisamos manter nossas riquezas naturais. Porem o clima é independente a isso, explica o pesquisador.

De acordo com teorias do professor, empresas que incentivam a ideia do aquecimento global estariam mentindo por interesse financeiro, visto que muitos negócios se tornam politicamente corretos. Seria de suma importância que as pessoas tivessem total acesso a informação, sabendo, por exemplo, que o planeta passa por oscilações naturais de temperaturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com