TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA

Por:   •  25/4/2015  •  Resenha  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Amanda Souza Batista

Curso: Licenciatura em Matemática

Disciplina: Metodologia Cientifica

RESENHA CRÍTICA

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA

Trabalho fornecido ao Só Matemática pelo Prof. Jean Piton - Gonçalves em agosto de 2005

RESUMO DA OBRA

O conceito de juros é antigo e surgiu quando o homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levaram à idéia de juros, pois se realizavam devido ao valor temporal do dinheiro. As tábuas mais antigas mostram o grau de habilidade computacional e que o sistema sexagesimal posicional já estava estabelecido. Há tábuas que são documentos de empresas comerciais e outras que lidam com sistemas de pesos e medidas. Muitos processos aritméticos eram efetuados com a ajuda de várias tábuas.

Os juros e os impostos existem desde os primeiros registros, onde muitos textos dos primeiros tempos tratam da distribuição de produtos agrícolas e de cálculos aritméticos nas transações. Um dos primeiros indícios é acontecido na Babilônia, onde os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Essa idéia tinha se tornado bem estabelecida, já que existia uma firma de banqueiros internacionais e sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobrados pelo uso de seu dinheiro para o financiamento do comércio internacional. Essas praticas existem até hoje, porém tem sido modificadas para satisfazerem às exigências atuais.

Com o desenvolvimento a troca comercial mostrou-se pouco a pouco necessária. O primeiro tipo de troca comercial foi o escambo, onde trocam diretamente gêneros e mercadorias correspondentes a matérias primas ou objetos de grande necessidade, quando se tratava de grupos que tinham relações pouco amistosas, essas trocas eram feitas sob a forma de um escambo silencioso, onde uma das duas partes depositava, num lugar previamente estabelecido as mercadorias que desejava trocar e no dia seguinte, encontrava em seu lugar ou ao seu lado, os produtos propostos pelo outro parceiro. Se considerasse conveniente levavam-se os produtos, ou retornava no dia seguinte para encontrar uma quantidade maior. Assim o mercado podia durar vários dias ou mesmo terminar sem troca.

Com a intensificação das comunicações entre os diversos grupos e a importância cada vez maior das transações, a pratica do escambo direto tornou-se um obstáculo. Houve, portanto a necessidade de um sistema estável de avaliações e de equivalências, dando a definição de algumas unidades ou padrões fixos. A primeira unidade de escambo admitida na Grécia pré-helênica foi o boi. Em contrapartida, nas Ilhas do Pacífico as mercadorias foram estimadas em colares de pérolas ou de conchas. Após certo período, começou a trocar faixas de tecido por animais ou objetos, que por apresentarem dificuldades à medida que o comércio se desenvolvia, os metais desempenharam um papel amplo nas transações comerciais, vindo a tornar-se a “moeda de troca” preferida pelos vendedores e compradores.

Já no Egito, os gêneros e as mercadorias foram estimados e pagos em metal (cobre, bronze, ouro ou prata). Assim um simples escambo, tornou-se um verdadeiro sistema econômico, pois ao tornar o metal um padrão, as mercadorias passaram a não mais serem trocadas ao simples prazer, mas em função de seu “justo preço”, com isso o metal ou tal outro podia servir em toda ocasião como “salário”, “multa” ou como “valor de troca”. O homem aprendendo a contar e a agrupar é capaz de avaliar e medir várias grandezas pôde também elaborar técnicas operatórias, além de abrir a via para a elaboração de um calendário, uma astronomia, bem como para o desenvolvimento de uma geometria estruturada inicialmente em medidas de comprimento, áreas e volumes, antes de ser expeculativa e verdadeira.

O surgimento dos bancos esta ligado ao cálculo de juros compostos e o uso da Matemática Comercial e Financeira. Quando o comercio atingia seu auge, uma das atividades do mercador foi também a do comercio de dinheiro: com o ouro e a prata. E nos diversos países eram cunhadas moedas de ouro e prata. Assim as moedas dos diferentes países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com