TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA SECRETARIA

Casos: A HISTÓRIA DA SECRETARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A historia da secretaria existe há muito tempo na idade antiga era muito exercida pelas escribas.

Os escribas eram geralmente funcionários reais, pois eram comandados pelo governo e deviam registrar tudo o que seu superior ordenasse.

Logo depois na idade média com a influencia da igreja surgiram os monges que atuaram com capitais e arquivistas.

A partir de 1860 a Revolução Industrial o profissional se firma mais exercida por homens, com falta de algumas habilidades, o homem sai de cena e entra a mulher com conhecimentos meramente domésticos. Fazendo então com que o funcionário se torne predominantemente feminista.

Na década de 50 com a chegada indústrias automo bilisticas no Brasil houve a valorização da mulher na profissão e com isso se inicia o processo de melhoria na qualificação e um perfil diferenciado.

A partir da década de 60 surge o clube das secretarias que impulsionou a profissão de secretariado. Com o passar dos anos a funções atribuídos as secretarias foram alterando e ganhando mais importância.

Desde 1970 começou a existir cursos técnicos na área de secretariado com o objetivo de conhecer os acontecimentos atuais do mundo, Ter uma visão mais ampla de empreendedorismo e buscar o conhecimento de outros idiomas.

N década de 80 houve o regulamentação da profissão pela lei 7377, de 30/9/85 e pela posterior lei nas 9261 de 10/1/96. Portanto a função de secretariado passa a ser uma profissão, exigindo conhecimentos específicos obtendo após da conclusão do curso técnico e superiores, o n° de registro na superintendência regional do trabalho e emprego (SRTE) para o exercício legal da profissão.

(Nos tempos atuais a secretaria dever seguir as qualificações exigidas no mercado de trabalho como, por exemplo, o conhecimento básico da informática, nos dias de hoje a informática invadiu o ambiente de trabalho, tentando facilitar cada vez mais o serviço do secretario, como antigamente era feita na maquina datilografia manual que costumava demorar mais tempo, e agora o objetivo é que façam praticamente as mesmas atividades só que como mais rapidez. Na época dos primeiro computadores algumas hesitarão em usar a nova maquina, mas no final se renderam a elas.

Hoje em dia desempenham atividades diferentes das quais costumavam fazer, deixou de servir cafezinho, anotar recados para participar de reuniões, interagir com fornecedores, solucionar problemas e organizar eventos e viagens.

Enfim ela foi reconhecida dentro das necessidades exigidas pelo mercado e a empresa, e começou a ser vista com outros olhos tanto pelo chefe, como pelos funcionários da empresa. E cada vez mais a eficiência dessa profissão vai aumentar fazendo todas que pretendem entrar nessa área, se especializar cada vez mais.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com