TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SECRETÁRIA E O ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Trabalho Universitário: A SECRETÁRIA E O ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  4.372 Palavras (18 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 18

A SECRETÁRIA E O ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

RESUMO

Este paper tem o propósito de apresentar e esclarecer os conceitos de assédio – moral, sexual e psicológico – alertando sobre prevenção e consequências. Para reunir o maior número de informações possíveis sobre o tema em questão, foram utilizadas diversas fontes de pesquisa como livros de autores renomados, cartilhas e artigos. Foram esclarecidos os conceitos e definições de cada forma de assédio, notando diversas expressões de acordo com a cultura; as consequências e traumas que abalam a vítima, quase sempre deixando sequelas em sua vida, foram identificadas; as diferenças entre cantadas, elogios e convites também foram abordadas, pois de acordo com a lei nem tudo pode ser considerado assédio; outro intuito deste trabalho foi divulgar os direitos que a vítima possui e as punições às quais o assediador está sujeito, de acordo com a lei, mostrando formas de prevenção na área pessoal e empresarial, sugerindo caminhos que possibilitem a busca de soluções e indicando o que fazer caso uma pessoa se torne vítima, apontando meios de defesa contra os assediadores e reafirmando que a secretária como toda mulher, tem seus direitos. Ao final deste trabalho, percebe-se que o assédio pode ser enfrentado no dia-a-dia.

PALAVRAS-CHAVE: Assédio Moral. Mobbing. Assédio Sexual. Secretária.

1 INTRODUÇÃO

A rotina de uma secretária não é fácil, como toda mulher, ela enfrenta no seu cotidiano várias situações complicadas, lidando o tempo todo com o desafio de permanecer no mercado de trabalho, superando críticas e preconceitos. Frequentemente essa profissional é vista, tanto pelo chefe quanto pelos demais funcionários, como uma figura submissa e confidente, em outras palavras: uma “faz tudo”! Talvez isso aconteça devido a sua dedicação e empenho ao realizar todas as atividades que o seu chefe pede, pois como secretária tem a responsabilidade de cuidar tanto da vida profissional quanto da vida pessoal de seu encarregado tendo como obrigações: marcar e controlar compromissos, reuniões e viagens; digitar cartas, relatórios, apresentações e outros documentos; organizar e arquivar documentos; realizar serviços administrativos em geral; assistir reuniões e fazer a minuta ou ata.

Não são raras as vezes em que o lado profissional se confunde com o pessoal despertando o interesse e propiciando a aproximação de colegas de trabalho (normalmente superiores) de maneira inconveniente através de: cantadas, piadas ambíguas, olhares maliciosos, flertes, entre outros. Como acontece com a secretária e o seu superior, que estão sempre juntos praticamente o dia todo. É conveniente para ele ter alguém que está sempre ali do seu lado, que uma pessoa que dificilmente ele vai poder encontrar, por causa do seu trabalho. Por outro lado, não é tão simples perceber se por trás de determinada atitude há ou não segundas intenções. A necessidade e a importância de se ter conhecimento sólido sobre o assunto são latentes, pois a secretária bem informada tem condições de se prevenir e também de auxiliar colegas que porventura estejam enfrentando esse tipo de situação.

Diante do exposto, este trabalho se apresenta com o propósito de esclarecer os conceitos de assédio – moral, sexual e psicológico – alertando sobre as formas de prevenção, apontando possíveis consequências e sugerindo caminhos que possibilitem a busca de soluções.

Constantemente, surgem casos de Assédio Moral e Sexual contra secretárias, dentre os tópicos que serão aqui abordados com o objetivo de promover uma reflexão sobre esse assunto tão grave, estão: a diferença entre Assédio Moral e Assédio Sexual; Mobbing; a punição prevista no código Penal Brasileiro; os danos causados à vítima; e formas de prevenção e defesa.

Para reunir o maior número de informações possíveis sobre o tema em questão, foram utilizadas diversas fontes de pesquisa. Livros de autores renomados, como Wellington Pinto (2000), Laurinda Grion (2008) e outros; as Cartilhas sobre Assédio Sexual, publicadas pelo Ministério do Trabalho; e artigos disponibilizados na internet, serviram de suporte à realização deste estudo. Contudo, foram encontradas dificuldades, pois o material já produzido a respeito do tema ainda é escasso. Usando como apoio o livro da VERGARA, Sylvia Constant (2010), escolhemos o universo “Assédio no ambiente de trabalho” com a amostra Estratificada que é a secretária, pois vemos a necessidade de descrever apenas um grupo da população. Este paper está organizado em duas seções e seis subseções.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Secretária

A profissional de secretariado tem a função de facilitar e coordenar os eventos que ocorrem na instituição em que trabalha, tendo a responsabilidade de apresentar melhorias e desenvolver uma gestão competente, criativa e proativa, buscando o aperfeiçoamento e o dinamismo. Administração, planejamento e organização são conceitos que a secretária deve dominar em toda a sua extensão, procurando sempre conhecer e se adequar às mudanças e tendências do mercado. Segundo Laurinda Grion (2008), a nova secretária

[...] é uma funcionária de real expressão. Ela deve ser, para o executivo, a pessoa de confiança capaz de aliviá-lo das atividades rotineiras do escritório e livrá-lo de inúmeras providências do cotidiano, que lhe tomariam grande parte do tempo em face das tarefas que o esperam.

Assim, estar atenta ao próprio comportamento, ao tom de voz e às suas vestimentas, mantendo boa postura são cuidados essenciais para essa profissional. É imprescindível que a secretária traga para o seu convívio comportamentos que expressem valores, como respeito e dignidade. Ela deve apresentar a todos uma postura equilibrada, discreta, harmoniosa, agindo de acordo com a ética profissional.

Há registros de que esta profissional é mal vista pela sociedade, sendo taxada como amante de seu superior, infelizmente muitas pessoas insistem em não percebê-la como alguém que, assim como os demais funcionários, representa a imagem da corporação. O que causa essa repercussão negativa da imagem da secretária é a fantasia sexual que alguns homens têm, levando, muitas vezes, as pessoas a acreditarem que sempre existirá uma relação íntima entre eles, não a reconhecendo como uma profissional.

2.2 O Assédio

“Tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com