TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Filosofia Moderna

Por:   •  28/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

     

                           História da Filosofia Moderna

Nome: Bruno Monteiro Chaves

RA: 8085059

Pólo: Goiânia – Go

Tutor: Edson Renato Nardi

                                                      PORTFÓLIO CICLO 2

Nicolau Maquiavel nascido em 1469 em uma família pobre, mas com tradição em Florença, se transformou em secretário da República Florentina em 15 de junho de 1498.

  Diplomata e administrador experiente, cético e realista, Maquiavel defende a constituição de um Estado forte e aconselha o governante a preocupar-se em conservar o Estado, pois na política o que vale é o resultado. Com Maquiavel surgiram os primeiros contornos da doutrina da razão de Estado, segundo a qual a segurança do Estado tem tal importância que, para garanti-la, o governante pode violar qualquer norma jurídica, moral, política e econômica.

Maquiavel é o primeiro defensor da autonomia da esfera política, sobretudo em relação à moral e a religião, quer dizer, fora de qualquer preocupação de ordem moral e teológica e foi o primeiro pensador a fazer distinção entre a moral pública e a moral particular. Maquiavel sustenta que a vida política tem exigências próprias, particulares, que não podem subordinar aos imperativos, pretensamente universais, tanto da moralidade cristã quanto do humanismo estóico.

Em sua obra de maior expressão, O Príncipe, Maquiavel discorre 26 capítulos de como deve ser e agir o governante ideal, capaz de garantir a soberania e a unidade de um Estado. Em seu segundo capítulo, deixa claro que trata de governos monárquicos.

Maquiavel acreditava que a forma perfeita de governo republicano é aquela que apresenta características monárquicas, aristocráticas e populares de forma harmoniosa e simultânea, ou seja, uma república mista. Observa que uma monarquia facilmente se torna uma tirania; que a aristocracia degenera em oligarquia e que o governo popular se converte em demagogia, formas corrompidas da república segundo o ideal aristotélico.

Giovanni Domenico Campanella nasceu em uma humilde família de Stilo, Calábria, em 5 de setembro de 1568. Em 1583 ingressou na ordem dos dominicanos e adotou o nome de Tommaso.  Sua obra política mais conhecida é “A Cidade do Sol”, na qual expõe a sua república ideal, baseada na sua interpretação pessoal da filosofia da natureza de Bernardino Telésio, teocrática e ao mesmo tempo aristocraticamente comunista.

Em seu livro A Cidade do Sol, ele exemplifica muito bem qual é sua ideia de sociedade ideal. Segundo Campanella eles sabem que a propriedade privada cria o egoísmo no homem e os incentiva a lutar pela propriedade, por isso todos os bens são comuns. Todos têm que trabalhar e até os menores atos são feitos em comunidade. A Cidade do Sol é comunista e liderada pelos sacerdotes e sábios.

   Campanella colocou como objetivo de sua existência destruir os governos tirânicos, os argumentos falsos e a hipocrisia. A filosofia é o que vai impulsionar a renovação da política e da religião e destruir todas as desgraças humanas. Através da filosofia o homem vai alcançar paz e justiça.  O filósofo Campanella presta atenção especial à teologia política, ou à política ordenada e comandada pela religião católica. Ele busca unificar todas as religiões em uma só, a católica, que ele considera a verdadeira, natural e que segue a razão. Teoriza também a unificação de todos os estados em um só. Este estado único deveria ser direcionado pela religião. Acreditava que a religião católica tinha que retornar novamente o seu caminho natural e isso só se daria através de uma renovação, promovida pela filosofia.

Thomas Morus nasceu em 7 de fevereiro de 1478 e era filho de um juiz londrino. foi um escritor humanista e estadista inglês.

Frequentou a escola latina, mas aos 12 anos recebeu uma bolsa de estudos que o levou a Oxford.

Estudou latim, grego e educação jurídica. Graduou-se em Direito e em 1504 foi escolhido como integrante do Parlamento inglês.

Foi casado duas vezes e teve cinco filhos. Em 1521, More foi nomeado cavaleiro e, em 1523, ascendeu ao cargo de presidente da Câmara dos Comuns, chegando a chanceler do Ducado de Lancaster em 1525.

Em 1529, tornou-se lorde do Ducado de Lancaster e foi pressionado diretamente pelo rei Henrique VIII, que rompia com a Igreja Católica em Roma.

O magistrado declarou-se chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim, fundou a Igreja Anglicana para conseguir o divórcio de Catarina de Aragão e casar-se com a dama de companhia da rainha, Ana Bolena.

More foi julgado e condenado por traição, sendo executado em 6 de julho de 1535. Conhecido por haver se posicionado contra o rei na “questão Ana Bolena” e por haver escrito e publicado, bem no início do século XVI, dentre várias outras obras, o livro Utopia. A “Utopia”, sua obra mais divulgada, e que lhe deu renome universal, foi editada em Basiléia (Suíça) por Erasmo a quem Morus estava ligado por fortes laços de amizade e a quem revelava, em sua correspondência particular, a repugnância que sentia pela vida parasitária e faustosa da corte.

Um dos pontos principais de Utopia é a preocupação com o bem comum ao qual se submete o bem individual. Para tanto, os utopianos preferem a divisão dos bens entre todos, pois acreditam que isso garantiria a abundância para todos e não a concentração de riquezas nas mãos de um grupo pequeno.

Enquanto todos dividiam os trabalhos, cada pessoa trabalhava apenas o necessário para garantir o bem comum, pois da mesma forma que ninguém trabalharia para outra pessoa, ninguém fugiria da sua responsabilidade. Até os viajantes deveriam trabalhar antes de serem alimentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com