TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das ideias psicológicas

Por:   •  18/11/2017  •  Abstract  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de História das Ideias Psicológicas

Teoria Psicanalítica de Freud

  • Local e data de desenvolvimento:

A teoria psicanalítica deu-se em vista com a publicação de ‘’A interpretação dos sonhos’’ originalmente publicada no dia 04 de novembro de 1899¹ na Áustria, trazendo as ideias de inconsciente, consciente e pré-consciente.

  • Objeto de estudos:

No seu desenvolvimento Charcot e Breuer tinha como objetos de estudo indivíduos diagnosticados com doenças psiquiátricas, em sua maioria diagnosticadas com histeria. Cada um dele usou-se métodos diferenciados para chegar a determinadas conclusões.

  • Métodos:

O uso de um tratamento de exposição oralizada no qual o indivíduo expunha sonhos, fatos precedentes, tanto da infância quanto recentes, e opiniões. O uso da hipnose foi utilizada no desenvolvimento da teoria também, assim dando a ideia de inconsciente posteriormente posta em questão.

  • Primeira Tópica:

Nesta primeira tópica propõe-se a existência de três instâncias psíquicas

  1. Consciente: Fenômenos observáveis conscientemente pelo indivíduo.
  2. Pré-consciente: São fenômenos da mente que por sua natureza são inconscientes, porém podem se tornar conscientes, exemplificado por fenômenos de cunho sexual.
  3. Inconsciente: Essa, tratada como a mais importante parte da Psique, sendo considerada a mais vasta e a responsável por boa parte do comportamento e vida psíquica.

  • Segunda Tópica:

Posta em discussão com a publicação de 1923 um modelo estrutural de personalidade com intitulação Id, ego e superego.

Id: Assemelha-se com a instância inconsciente, por abarcar instintos, impulsos orgânicos e desejos do inconsciente, ainda sim, exemplificando com fenômenos da libido, impulsos sexuais.

Ego: O Ego, tendo suas partes tanto no inconsciente, no consciente e no pré-consciente vem como forma de controle de atos vindos do Id, que de certa forma podem ser considerados errados, hediondos; o Ego então permite que determinadas atitudes não venham a cabo por considera-las erradas ou passíveis de punições.

Superego: Vem como uma força de inibir, através de punição (sentimentos), gerar determinada consciência moral para o Ego, e conduzir o Ego a uma certa perfeição, tratada como Ego Ideal.

  • Significado em dizer que a psicanálise é uma teoria dinâmica, econômica e tópica:

Pode se dizer dinâmica por haver uma comunicação entre estruturas dentro dessa Psique, sendo forças conflitantes ou convergentes; pode ser dita econômica por uma certa quantificação de energia circulando entre essas instâncias da Psique humana, e tópica por classificar e dividir a Psique e dá-la uma interface funcional e mais inteligível. 

¹ Publicação datada de 1900 por ter sido finalmente editada no início deste ano (1900), porém já publicada no final do ano anterior (1899) na Áustria.

Psicologia 2016/01

Nome: Otávio A. Gomes e Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com