TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Modal Dutoviário

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  8.987 Visualizações

Página 1 de 5

História do Modal Dutoviário

As tubulações já eram utilizadas como um meio de transporte desde a antiguidade. Essas tubulações eram construídas com cerâmica, bambu, e/ou chumbo, este meio de transportar os materiais era muito utilizadas por civilizações como China, Roma, Grécia, Egito e os Astecas na antiguidade. Com o passar do tempo o homem foi se aprimorando, e aprimorando as técnicas do modal dutoviário, com o passar do tempo passou a transportar água e o esgoto via tubulações e dutos. Segundo o IBGE o Brasil possui 85,3% das residências com água encanada e 64,3% das residências possui esgoto. Hoje em dia, os dutos transportam vários materiais, especificamente no Brasil temos o minerioduto, gasoduto e oleoduto.

As primeiras utilizações deste tipo de canais foram utilizadas nas indústrias para a coleta de petróleo dos postos de extração até a central de produção. “Em 1865 foi construído na Pensilvânia (EUA) o primeiro oleoduto com 2 polegadas de diâmetro feito de ferro fundido com extensão de 8 km e ligava um campo de produção a uma estação de carregamento de vagões”.

Primeira Utilização de Duto no Brasil

“No Brasil, a primeira linha entrou em operação em 1942 na Bahia, tendo diâmetro de 2 polegadas e 1 km de extensão, ligando a Refinaria experimental de Aratu e o porto de Santa Luzia”. A partir daí houve um grande desenvolvimento deste modal para as mais diversas finalidades. Porém, este modal é pouco representativo no país e é utilizado por poucas empresas, tendo uma participação pequena na malha de transporte brasileira.

O transporte dutoviário utiliza um sistema de tubos ou cilindros, formando uma linha chamada de duto via. O transporte do produto corre dentro do duto, podendo ser através de pressão ou arraste do material transportado. O custo para sua implantação é elevado, pois, os materiais são caros e a estrutura que o comporta tem que ser bem feita. Porém, uma vez implantado, o custo para sua manutenção é baixo e o meio de se transportar é um dos mais seguros.

• O sistema de pressão utiliza a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto.

• O sistema de arraste utiliza a própria força para movimentar o produto dentro do duto

Uma dutovia é constituída por tubos ligados entre si, é considerada a modalidade de transporte mais econômica e segura de todos os modais. Leva um pouco mais de tempo para transportar o produto, em comparação com os demais meios de transporte, mais transporta às 24 horas por dia ininterruptamente.

Os produtos que são transportados pelos dutos são o petróleo e seus derivados (oleodutos), gás natural (gasodutos), etanol, mineração (minerodutos), saneamento (aquedutos), entre outros.

Quando um duto é utilizado para o transporte de diversos tipos de materiais ele pode ser chamado de poliduto.

Existem quatros tipos de dutos, os aparentes, os subterrâneos, os aéreos e os submarinos.

• Dutos aparentes: são visíveis ao solo, utilizados nas entradas e saídas das estações de transmissões e recebimentos de produtos. Este tipo de duto é o modelo mais vulnerável a acidentes.

• Dutos subterrâneos: são enterrados para ser mais protegidos contra intemperes e demais acidentes.

• Dutos aéreos: são os que estão acima do solo, utilizados em terrenos muito acidentados, como grandes vales, pântanos e/ou cursos d’água.

• Dutos submarinos: são os que estão, na grande maioria, submersos no mar, utilizados nas plataformas marítimas.

Mineroduto

Assim com os outros, é constituído de uma extensa tubulação que leva minério de ferro extraído.

A exemplo do maior duto que leva minérios de Conceição do Mato Dentro (MG), até o terminal de minério de ferro no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Possui 529 km de extensão, e demora em média 4 dias para chegar ao seu destino final, a uma velocidade de 6 km/h.

Oleoduto

São dutos que transportam petróleo e seus derivados. Apesar de rápido e eficiente, uma vez que o material está no tubo, não se pode parar ou mudar o destino.

A companhia Petrobrás possui inúmeros terminais de oleoduto no Brasil, conhecida como Transpetro. São mais de 7.500 km de oleodutos, divididos entre terminais terrestres, aquaviários, 543 tanques.

Há várias situações em que ocorreu vazamentos nos dutos da Transpetro, porém, a situação foi revertida rapidamente, causando pequenos danos somente.

Em compensação, nos dutos de outras organizações internacionais, foram registrados grandes impactos, como por exemplo, o duto que rompeu e jogou petróleo pela costa da Califórnia. Foram 80 mil litros de petróleo vazados pelo Oceano Pacífico.

Gasoduto

Através da pressão num ponto chamado de estação de compressão, o gás é transportado pelos tubos. Há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com