TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ILUSÃO DO CONTROLE

Ensaios: A ILUSÃO DO CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ROSÂNGELA MORAIS DOS SANTOS SOUSA

A ILUSÃO DO CONTROLE

Morrinhos

2011

ROSÂNGELA MORAIS DOS SANTOS SOUSA

A ILUSÃO DO CONTROLE

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Comunicação, clima e cultura organizacional,Gestão de Pessoas, Ética e responsabilidade social e Psicologia organizacional e do trabalho.

Profs. Elisete A. Zanpronio de Oliveira,Mônica Maria Silva,Sérgio Goes e Marilucia Ricieri.

Morrinhos

2011

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2- A ILUSÃO DO CONTROLE..............................................................................5

3- APRECIAÇÕES................................................................................................8

REFERÊNCIAS....................................................................................................10

1- INTRODUÇÃO

Aqui vocês vão encontrar um resumo da matéria de Bill Jensem, consultor em design e Josh Klein, consultor em hacking, no lilvro Hacking Work: breaking stupid rules for smart results. Narram a ilusão do controle, mostrando com grandes conhecimentos e estudos realizados em entrevistas com empregados e empregadores, expõem suas diferenças, cada um dizendo com reais acontecimentos, as dificuldades das empresas em aceitar opiniões de seus funcionários, impondo suas regras e da outra parte, os funcionários fazendo hackers do bem para tentar melhorar seu trabalho e atender melhor os clientes, nisso travam uma constante batalha. “ Os líderes continuam definindo regras que criam ilusão de controle, mas é uma ilusão”, dizem(...).

2 – A ILUSÃO DO CONTROLE

Apesar de tanta modernidade hoje existente em nosso meio, ainda somos rodeados de uma burocracia muito grande em tudo que precisamos resolver em nossa vida. Nisso sempre encontramos pessoas tentando ultrapassar as regras e leis para conseguir o que querem com mais facilidade e agilidade, quebrando assim as regras impostas pelos gerenciadores de idéias ou líderes.

Nem sempre as pessoas estão satisfeitas com a maneira que é imposta a realizar, pois gostariam de colocar em prática suas próprias idéias, para tentar melhorar um pouco a burocracia de tantos papéis que torna o trabalho monótono e repetitivo, sempre fazendo as mesmas coisas sem poder ser alterado ou aperfeiçoado, conduzindo o indivíduo a frustração.

Segundo “Jensem” as empresas precisam deixar seus subordinados com mais autonomia sobre seus trabalhos, dando abertura para colocarem suas idéias em prática, inovando seus conhecimentos, acreditando assim que elas terão maior rendimento e ficarão mais felizes e realizadas no ambiente de trabalho.

Klein: Estão sendo colocadas medidas a serem seguidas pelos subordinados, para melhor organização e controle da empresa, que se torna burocrático e trabalhoso, não olhando a parte de facilitar o trabalho do funcionário, trazendo a frustração para quem as executa.

Klein: Atualmente todos usam da tecnologia do twitter para se comunicar, enviar documentos, propostas etc., mas ainda têm dúvidas quanto ao controle e privacidade da empresa, por isso ainda temem o uso desse meio de comunicação dentro da empresa que ainda causa grandes discussões.

Jensen: As empresas têm que se adaptar a modernização da nova tecnologia do Twitter, acreditando e dividindo responsabilidades entre seus subordinados, pois ela não consegue ter o controle de tudo que acontece na empresa, pois se seus subordinados quiserem podem dividir tudo que acontece na empresa com quem quiserem, mas como sempre empresas precisarão de subordinados para execução dos trabalhos, se resolverem aceitar tem que confiar por isso a dificuldade de decidirem sobre aceitar ou não o uso do Twitter.

Klein: Muitas das vezes o uso de equipamentos como o iphone que foi usado por um funcionário fotografando um contrato da empresa que trabalhava, transformou num banco de dados onde poderia ser utilizado para fazer outros contratos, ser visualizados e usar como espelho de outros contratos, trazendo assim maior agilidade e eficácia nos processos de impressão.

Jensen: Ainda não se sabe como se por sobre riscos de exposição de documentos, pois nesse caso foi uma vantagem a mais para empresa, acreditando no bom senso do funcionário que só queria melhorar o funcionamento da empresa, utilizando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com