TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA FEIRA CULTURAL

Artigo: A IMPORTANCIA DA FEIRA CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 3

XIII Feira Cultural

A Feira Cultural tem crescido cada vez mais dentro da nossa escola. A cada ano que se passa ela está sendo mais divulgada e mais pessoas participam. A sociedade precisa participar para que essa cultura não deixe de existir.

A importância da Feira Cultural

A Feira Cultural é importante, pois através dela a coordenação escolar, juntamente com professores e alunos, desenvolvem seus próprios projetos. Ela faz com que os participantes pensem em algo para apresentar. E esse pensar faz com que as pessoas cresçam, descobrindo que pode fazer algo que nunca imaginou que poderia.

O mais importante de tudo é que em todo momento esteve presente a oportunidade de aprender não somente do conteúdo, mas principalmente o trabalho em equipe, a tomada de iniciativas e decisões e a participação ativa num processo que para os alunos é coroado com um momento de muita alegria e confiança em suas capacidades pessoais.A Feira Cultural é uma atividade permanente do Colégio que acontece em Outubro. Para a realização deste evento existe todo um preparo que inicia no primeiro semestre e se intensifica nos meses de Agosto e Setembro.

O grande desafio da Feira Cultural é transformar os conteúdos mais significativos para cada grupo em apresentações criativas e originais, que mostrem ao nosso público, no dia do evento, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados sobre o tema.

No Fundamental I tudo começa no primeiro semestre, quando professores e alunos elegem um tema que mais aguçou a curiosidade da turma. A partir desta escolha os alunos fazem pesquisas, trocam informações, assistem a vídeos, ouvem música, contam histórias, enfim, utilizam-se de diferentes ferramentas para conhecer a aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Uma nova fase inicia quando os alunos precisam transferir todo este aprendizado para uma nova situação. É então que começam a planejar como o tema será exposto ao público. Nesta fase os alunos participam ativamente pensando em cenários, figurinos, planejando, elaborando o que vai ser falado por cada um no dia. É um processo longo, muito rico e prazeroso.

No Fundamental II o processo começa em fevereiro com os preparativos para o Simpósio que acontece em Junho. Do trabalho do Simpósio, lançamos o desafio de representar o mesmo conteúdo de outra forma. Esta turma explora as ferramentas mais apreciadas por eles: arte, fotografia, filmagem, mídias.

Cabe salientar que tudo que será exposto na feira, foi construído pelos alunos, com a mediação dos professores, pois acreditamos que o importante é que eles participem ativamente do processo, que “coloquem a mão na massa”. É assim que o aprendizado se torna significativo. Também é importante lembrar que cada um tem um jeito de lidar com a apresentação no dia da feira, uns mais espontâneos, outros mais receosos. Nossa escola acredita na diversidade e respeita cada um em suas peculiaridades, por isso, entendemos que todos tiveram a mesma oportunidade de aprendizado, mas que cada um tem seu jeito próprio de exteriorizá-lo.

O mais importante de tudo é que em todo momento esteve presente a oportunidade de aprender não somente do conteúdo, mas principalmente o trabalho em equipe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com