TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ATEDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Por:   •  17/11/2022  •  Artigo  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Eliane Gomes da Silva

gomeseliane6133@gmail.com

Janete Rodrigues Menezes

janeterodrigues.2013@hotmail.com

Selma Edvânia Araújo Soares

sesoares@tre-ba.jus.br

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da inserção do atendimento educacional especializado (AEE) como mecanismo para apoiar o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais tendo como principal objetivo analisar como a implantação de um atendimento educacional especializado pode contribuir com a redução das desigualdades educacionais no âmbito social, cognitivo e inclusivo. A principal problemática a ser debatida é de que, como o AEE pode ser usado para amenizar os casos de exclusão dos alunos com necessidades especiais do processo de ensino-aprendizagem. Para o presente estudo será utilizada o método de abordagem hipotético-dedutivo; quanto à natureza, a pesquisa será classificada como básica; quanto aos objetivos, terá natureza exploratória; quanto ao procedimento técnico, será uma pesquisa bibliográfica; e terá como forma de abordagem o método qualitativo.

Palavras-chave:

Inclusão; Implantação; Atendimento educacional especializado.

ABSTRACT

The present research work aims to demonstrate the importance of the insertion of specialized educational care (ESA) a mechanism to support the development of students with special educational needs aiming to analyze how the implementation of a specialized educational care can contribute to the reduction of educational inequalities in the social sphere, cognitive and inclusive. The main problem to be debated is that, as the ESA can be used to mitigate cases of exclusion of students with special needs from the teaching-learning process. For the present study, the hypothetical-deductive approach method will be used; as for nature, the research will be classified as basic; objectives, will be exploratory in nature; as for the technical procedure, it will be bibliographical research; and will have as a way of addressing the qualitative method.

Keywords:

Inclusion; Implantation; Specialized educational care.

1 INTRODUÇÃO

Visando a análise sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de letramento e inclusão de alunos com deficiência, teve como objetivo identificar as diversas dificuldades de aprendizagem e ensino decorrente das condições individuais de cada um. Buscando elaborar um plano de ensino que facilite o ensino, a aprendizagem e as habilidades deles.

Por isso mesmo, esse trabalho traz em seu contexto um constante debate a respeito das propostas da educação inclusiva e a questão de priorizar a realidade da possibilidade dos planejamentos de ação numa ampliação discursiva entre direção escolar, alunos, professores e pais para aceitar esse educando na escola e permitir que esse consiga ter um desenvolvimento considerável, dentro do contexto de suas limitações. De acordo com o estudioso Salamanca (1994, p. 67):

O encaminhamento de alunos para escolas especiais ou a manutenção de classes especiais deveriam constituir exceção a ser recomendada quando a educação na classe regular se mostrar incapaz de responder às necessidades educacionais ou sociais do educando, e desde que tal incapacidade seja demonstrada de forma inequívoca.

De fato, muitas vezes, os educadores se defrontam com as diferenças e tendem a se posicionar de maneira autônoma, desejando que esses alunos sejam colocados em salas especiais, coerentes com a situação deles. Isso é um grande engano, ou seja, um posicionamento discriminatório e inaceitável. Pois, os alunos com necessidades especiais têm o mesmo direito dos outros e eles não podem vivenciar uma discriminação como essa.

O que se verifica diante dessas atitudes dos educadores é que esses não têm uma qualificação profissional e preparo suficiente para lidar com as diferenças. Já que, podemos dizer que esses alunos são “diferentes” dentro do âmbito escolar. É importante ressaltar que as necessidades especiais não podem ser encaradas, isoladamente, como um impedimento que torna impossível o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa.

 Num sentido mais generalizado, é possível destacar que as escolas inclusivas, veem a diferença não como algo anormal. Porque, elas tendem a assegurar a igualdade entre alunos diferentes, e este posicionamento lhes garante o direito a diferença na igualdade de direito à educação. Mas, anteriormente, a situação era outra. Porque, as escolas especiais, no Brasil, existiam apenas para suprir a necessidade preferencial da sociedade seletiva, que fazia questão de dizer que esse aluno com necessidades especiais, não podia conviver com alunos tidos como “normais”.

Conforme o entendimento de Mantoan (2010, p.13) “Os avanços da escola brasileira nessa direção têm acontecido muito lentamente, e o número crescente de alunos outrora excluídos das turmas do ensino comum (notadamente os alunos com deficiência) são uma provocação constante nesse sentido”.

Isso significa que as escolas têm argumentos sólidos quando não aceitam esse aluno com deficiência, pois não estão preparadas para lidar com ele. Por outro lado, mesmo afirmando que o espaço não é adequado para esse aluno, às políticas públicas não admitem essa ideia. Pois, o que se prioriza é que esse aluno possa conviver com os demais e isso é lei.

O professor tem a responsabilidade de garantir ao aluno com deficiência o desenvolvimento pleno para o exercício da cidadania. Assim a inclusão se estrutura na visão de assegurar o direito da criança deficiente para que ela seja inserida plenamente no processo de aprendizagem. É importante que o professor seja flexível em seu modo de ensinar e avaliar este alunado não se limitando apenas em uma metodologia de ensino aprendizagem, mas que ele conheça este público suas limitações e potencialidades para que possa desenvolver estratégias objetivando desenvolver suas habilidades.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O ensino inclusivo atende a diversidade integral das necessidades dos educandos nas instituições de ensino com compromisso, profissionalismo, responsabilidade, dedicação e carinho. Propiciando um ambiente de ensino-aprendizagem que respeite seus alunos, que tenha segurança e seja um lugar acolhedor, reconhecendo e compreendendo as diferenças como um fator positivo.

Destarte, as estratégias contemporâneas de ensino devem ter garantia, firmada em ações que conduzam os gestores e professores a repensarem como melhorar programas de ensino dos componentes curriculares, nas formas de avaliação, nos planejamentos pedagógicos, nas metodologias e recursos utilizados para que propiciem ganhos positivos no desenvolvimento dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com