TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA

Trabalho Universitário: A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho Individual de conclusão do semestre, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis.

Redenção - Pá

2014

Dedico este trabalho a todos os professores

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,

nunca tem medo e nunca se arrepende”

(Leonardo Da Vinci)

Sumário

1-Introdução ______________________________________________6

2-Desenvolvimento_________________________________________7

2.1- A matemática a serviço das empresas ___________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___ ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬7

2.2-Fatores ambientais das organizações _______________________8

2.3-Aspectos jurídicos dos empresários_________________________9

2.4-Os requisitos para a formalização de uma sociedade empresarial_13

2.5-A responsabilidade do Contador __________________________16

2.6- A participação da Contabilidade nas empresas _______________18

3-Conclusão _____________________________________________21

4-Bibliografia_____________________________________________22

1- Introdução

A contabilidade como inúmeras ciências está ligada a uma ou mais ciências base, como por exemplo, a medicina, biologia, química, física, engenharia e a matemática. E na contabilidade não poderia ser diferente, pois a mesma esta ligada diretamente aos cálculos matemáticos, esta somada ao grande avanço da tecnologia e a necessidade de um volume maior de informações que faz com que as empresas alterarem o ambiente das mesmas.

Com a compra de Sistema Integrado de Gestão –(ERP) com a capacidade de processar as informações e assim possibilitar a análise da empresa de forma sistêmica e sim um todo único e completo de interação.

Além da mudança da contabilidade e consequentemente ocorreu à mudança de postura do profissional, deixando de ser apenas aquela pessoa responsável pela escrituração dos fatos que alterem o patrimônio das empresas para um parceiro efetivo nas tomadas de decisões, pode ser facilitada com a implantação do (software) Sistemas Integrados (ERPs), pois o tempo a ser despido pelo profissional de contabilidade será o da análise, deixando para o sistema a parte operacional dos registros e aumentando as responsabilidades legais dos profissionais e dos empresários, segundo o código civil brasileiro, destacando o cidadão que pode segundo o mesmo ser empresário no nosso país e suas penalidades para os possíveis crimes cometidos.

2.Desenvolvimento

1)Microeconomia e Macroeconomia

A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica. Ela analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. A Microeconomia também pode ser considerada a área da ciência que estuda o comportamento dos agentes econômicos que são os produtores ou empresas, os consumidores, ou famílias, considerando sempre em termos individuais, ou seja, estuda como as empresas e as famílias tomam suas decisões economicamente.

A Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica concentrada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. É a parte da economia especializada na análise das variáveis agregadas: produção, geração de renda, uso de recursos, comportamento dos preços e ao comércio exterior. Tem como principal objetivo, o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

A macroeconomia é de grande importância para o estudo econômico do crescimento do produto nacional, inflação, desemprego, balança comercial, câmbio, taxa de juros. Contribuindo para o crescimento econômico de um país.

1.1 - INFLAÇÃO: Em economia a inflação é o aumento continuado ou generalizado dos preços dos bens ou serviços, ou seja, é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, também usado para se referir ao aumento geral dos preços.

Um exemplo clássico de inflação foi o aumento de preços no Império Romano, causado pela desvalorização dos denários que, antes confeccionados em ouro puro, passaram a ser fabricados com todo tipo de impurezas. O imperador Diocleciano, em vez de perceber essa causa, já que a ciência econômica ainda não existia, culpou a avareza dos mercadores pela alta dos preços, promulgando em 301 o Edito Máximo, que punia com a morte qualquer um que praticasse preços acima dos fixados.

Podemos verificar a influencia da inflação sobre a economia através da mídia, como por exemplo, uma pesquisa do “IBGE”, o IPCA-15 passou de 0,16% em agosto para 0,27% em setembro 2013. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15) subiu neste mês para 0,27%, ante 0,16% em agosto. Em setembro de 2012, o resultado havia sido ainda maior, de 0,48%.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano a inflação acumula alta de 3,97%, acima dos 3,81% vistos no mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com