TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O ato ou efeito de comunicar-se é um dos principais causadores de problemas ou mal entendidos seja em uma empresa ou fora dela. Nos relacionamentos as falhas são mais simples e perdoáveis, mas no ambiente profissional, falhas na comunicação podem causar sérios prejuízos. Além do mais, para um bom desenvolvimento profissional, uma boa comunicação é imprescindível. Mesmo vivendo em uma época em que a tecnologia se faz presente em nosso cotidiano e pode nos auxiliar nas comunicações, comunicar-se de forma clara e compreensível é essencial, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

As falhas na comunicação não acontecem ao falar ou escrever algo errado. Mas sim, na estruturação das idéias, que pode ser confusa ou ambígua. Em um ambiente profissional pode ser confundido com incompetência ou falta de potencial ou capacidade. Um exemplo pode ser uma ordem dada mal explicada que gera um resultado ineficiente, podendo comprometer o resultado final e o relacionamento com o cliente.

A transmissão de mensagens deve ser feita com muito cuidado, pois um comando simples mal interpretado pode se tornar bem mais complicado mais tarde gerando um efeito cascata quando a informação for passando de um setor para outro é estar totalmente desfigurada quando chegar aos níveis operacionais.

É por isso que uma das competências comportamentais mais exigidas atualmente em gestores é a capacidade de relacionar-se e comunicar-se de maneira eficiente com os mais diferentes tipos de pessoas. Pois a forma de comunicar-se não pode ser padronizada. Há pessoas que gostam de explicações curtas e claras. Outras são mais detalhistas ou dispersos. Cabe ao interlocutor saber se fazer entender por cada um deles.

A imagem da empresa é muito importante para a sobrevivência da mesma. Não basta ter uma ter uma equipe talentosa e motivada se ela não estiver bem informada e se os seus integrantes não se comunicarem adequadamente. A comunicação interna nas organizações ou empresa é se vital importância para o desenvolvimento e sobrevivência das mesmas. É só através de uma comunicação interna eficiente que acontece a troca de informações. Uma boa comunicação interna entre todos os meios hierárquicos é um meio de atingir a eficácia organizacional. Só assim, o objetivo será atingido.

O conteúdo da comunicação é geralmente uma mensagem e o seu objetivo é compreensão por parte de quem a recebe. A comunicação só ocorre quando o destino a compreende ou a interpreta. Se a mensagem não chega ao destino, a comunicação não acontece. Isto é ainda mais dificultado pelo crescimento das empresas, pois atingir uma comunicação eficaz em uma grande organização é muito mais difícil do que em uma organização menor. As diferenças hierárquicas também podem prejudicar a comunicação já que é sempre comprometida pela diferença de autoridade.

Seja através da comunicação verbal ou não verbal, a informação é indispensável aos funcionários de uma empresa como base para atingir metas. É através da informação que se pode detectar áreas problemáticas que necessitam de mudanças. Pode-se também avaliar desempenhos individuais ou coletivos. E só através de informações que pode-se fazer ajustamentos necessários para que a eficiência do trabalho seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com