TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Artigo: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

GEOVAN S. DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

GEOVAN S. DA SILVA

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Este estudo fará uma análise sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal do contexto das organizações, em que tem como objetivo de apresentar a relevância da comunicação entre cliente externo e interno nas organizações.

A comunicação atualmente tem assumido uma intensidade cada assume cada vez maior, em que visa gerar informações para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, para que possa alcançar seu nível de valorização e qualidade nos serviços prestados.

Portanto para que alcance seus objetivos é essencial à opinião do público externo, para que possa se adequar de acordo com a real necessidade e de acordo com os serviços prestados. Também é importante para organização o público interno, pois o mesmo exerce grande influência nas opiniões e perspectivas do consumidor em geral.

Partindo dessa visão, atualmente as empresas, têm a cada dia investido marketing como uma estratégia, para que possa atuar no mercado e desenvolver gradativamente, mas visando se adequar as necessidades do consumidor. Hoje se observa que as estratégias que antes eram focadas nas vendas de produtos, estão voltadas para o cliente e serviços ofertados com excelência, com isso o primeiro cliente a ser conquistado é o cliente interno.

A comunicação externa é uma ferramenta valiosíssima para que empresa possa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer as expectativas. Sendo no entanto um instrumento fundamental para construir e consolidar a imagem empresarial, em que tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa, pois uma boa comunicação na empresa define com clareza seus objetivos e buscar os recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, desempenhando nas pessoas a motivação.

A comunicação é um fator decisivo para a imagem de uma empresa no mercado. É fundamental possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da empresa. Uma estratégia bem elaborada permitirá que todos os seus esforços de comunicação sejam coerentes, coesos e contínuos. Com este instrumento permite transformar as orientações do planejamento de marketing em ações de comunicação concretas e eficazes.

A comunicação externa é uma ferramenta utilizada para oferecer ao público subsídios e informações que contribuam para construir uma imagem positiva da organização, que obviamente precisa estar alicerçada na realidade, representada por bons produtos e serviços, preço justo, atendimento digno, e assim por diante. Ela contribui para a eficácia organizacional e corporativa que ajuda a conciliar os objetivos da empresa com as expectativas de seus públicos estratégicos.

Portanto é essencial criar oportunidades visando melhorar sua posição perante a opinião pública; com isso fortalece o público externo, proporcionando maior visibilidade aos programas e atividades da cooperativa.

A comunicação com o público externo se dá por vários meios: jornais, revistas, sites, relatórios, balanços, eventos, postos de atendimento, ouvidoria, folhetos promocionais, folders, manuais, assessoria de imprensa e vários outros. Em função do menor custo e da facilidade na execução, os jornais predominam sobre as revistas na comunicação empresarial.

Então é fundamental que as estratégias organizacionais possam contemplar os objetivos e melhorias na comunicação. No entanto existem algumas etapas fundamentais para o desenvolvimento saudável e eficaz da comunicação, em que permeiam por vários processos, tanto internos quanto externos, porém se faz necessário o entendimento de alguns conceitos indispensáveis para atuar de maneira transparente e coesa, assim evitando riscos a imagem institucional.

De acordo com Chiavenato (2000), uma comunicação ocorre quando uma informação é transmitida a alguém e também compartilhada por esse alguém. Portanto para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação recebe e compreenda. Com isso pode-se afirmar que a comunicação é essencialmente na troca de informações, sendo um fator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com