TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Uma boa comunicação é muito importante para o sucesso de qualquer organização. Embora saibamos que para se ter um bom relacionamento com as pessoas faz-se necessário desenvolver algumas competências como motivação, empatia, autoestima, autoconhecimento, autocontrole e habilidades sociais; em outras palavras precisa-se ter inteligência emocional. A partir do desenvolvimento dessa inteligência emocional podemos direcionar a atenção para atitudes que certamente tornarão as relações pessoais mais agradáveis e positivas.

A comunicação vai além de simplesmente palavras, as quais, sem ações, se tornam vazias. Dessa forma as palavras acabam por representar apenas uma pequena parte de nossa forma de nos expressar. A linguagem corporal (postura, gestos e contato visual), causa uma grande impressão na comunicação.

O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para a empresa.

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe e criatividade são destaques entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, portanto a comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.

Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores habilidosos que superem a simples atuação de sua profissão, estando sempre dispostos e prontos a colaborar.

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização.

Dentro de uma organização produtiva e social a grande meta é alcançar uma relação viável com as transformações econômicas externas e seus impactos no ambiente interno da mesma.

A comunicação organizacional e as possibilidades econômicas se completam em objetivos, pesquisas, análises e implementação de processos produtivos. Atualmente, as mudanças econômicas e as informações correm em alta velocidade, com a capacidade de modificar rumos e metas.

Para haver o sucesso organizacional é necessário uma constante revisão das metas de comunicação. De maneira prática, a comunicação organizacional é uma expressão e leitura de uma cultura organizacional referente a elementos externos e internos.

Sobretudo, pretende-se sempre atualizar e reforçar a imagem corporativa perante o público, concorrentes e mercado. Mas o grande objetivo da comunicação organizacional é também com o seu público interno, aquele que participa da produção, que compartilha do ambiente organizacional e que comenta sobre a empresa em que trabalha com seus familiares e amigos.

As empresas que investem em comunicação organizacional possuem a capacidade de gerar vantagem competitiva e gestão em fase de crises, motivando por meio de informações relevantes, a capacidade de superação de todos os profissionais de uma empresa.

A comunicação com foco no público interno possui um estilo de informação de sentido administrativo e gerencial. Dentro de uma empresa de médio e grande porte, há o departamento de comunicação responsável em trabalhar a imagem da empresa.

É necessário respeitar a identidade visual da empresa, para que não haja distorções na percepção do público, sobretudo esta percepção deve sempre ser positiva. A comunicação corporativa também executa todas as formas de divulgação e gerencia as demais atividades de marketing de relacionamento. Trabalha focando o público interno e externo, sempre informando e cativando a ambos, pois é melhor a própria empresa, através de seus veículos (revista interna, rádio interna, assessoria de imprensa), comunicar aos seus funcionários e clientes sobre os assuntos e a urgência que rondam as condições dos seus produtos, do que deixar que o seu público interno e externo tome conhecimento através da mídia externa.

O público interno de uma empresa são os seus funcionários e o externo são os clientes. Pode-se manter um funcionário informado através de diversas ferramentas: e-mail, quadro de avisos, jornais impresso ou digital, intranet, palestras, folder, entre outros.

O processo de comunicação com investidores deve seguir objetivos lógicos pela organização. O que importa não é saber se o mercado foi justo ou injusto com investidores, mas sim as opiniões manifestadas por eles. Se houver alguma aparente injustiça é porque houve falha de comunicação ou de interpretação que precisa ser corrigida. Esse tipo de estudo envolve os seguintes itens: Acessibilidade e atendimento – Procura-se avaliar a disponibilidade da área de RI (conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Planejamento, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais e que integram a comunidade financeira nacional ou internacional) e o atendimento ao mercado por meio de vários quesitos, como atendimento por telefone ou e-mail, acessibilidade em eventos do mercado e em reuniões, tempo e agilidade de resposta às consultas, e qualidade e precisão das respostas. Ferramentas de comunicação – Procura-se determinar se as principais ferramentas de comunicação utilizadas pela companhia são adequadas a uma tomada de decisão ou recomendação de investimento na empresa. São usualmente avaliados os press releases (documento divulgado pela assessoria de imprensa informando, respondendo a mídia sobre algum fato, positivo ou não, muitas vezes também servindo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com