TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Nova Friburgo

2014

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Trabalho apresentado ao Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comportamento Organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e Linguagem; Fundamentos e teoria organzacional.

Prof. Monica Maria Silva

Prof. Wilson Sanches

Prof. Sebastião Oliveira

Prof. Karen Manganotti

Prof. Márcia Bastos

Nova Friburgo

2014

Introdução

Este trabalho consiste numa produção textual a partir do texto “Relatos Diferentes”, uma anrrativa, de Roberto Rockesman.

A partir da leitura do mesmo, foi feita uma abordagem teórica a respeito da importância da comunicação no relacionamento interpessoal.

De início, é importante compreender o que vem a ser, afinal, um discurso. Para Pagnan (2014, p. 64),

(...) o discurso é um veículo de materialidade da ideologia. (...) É prciso ter em mente que discurso é o uso que fazemos da língua. O que significa que uma mera informação, segundo esse sentido, pode ser classificada como discurso. Porém o que deve ser ressaltado para a definição de discurso é o contexto em que ele se manifesta, bem como a intenção do falante, do emissor, da mensagem.

Portanto, compreender as manifestações do discruso é passar da funcionalidade (informar, divertir) da língua para a sua intencionalidade, descovbrir as intenções do enunciador, descobrir outros significados que não aqueles eplicitamente expressos.

A partir desses conceitos, foi possível desenvolver o texto baseado nas informações que o texto “Relatos diferentes, uma narrativa” apresenta em relação às questões de comunicação entre clientes internos e externos.

Desenvolvimento

(Resolução das questões propostas)

Para haver uma comunicação eficiente, tanto os clientes internos quanto os internos necessitam serem ouvidos nas suas necessidades, da mesma forma que nas suas capacidades e nas suas potencialidades.

Há momentos em que parece que todos se entendem bem, mas há momentos em que parece mesmo haver uma nuvem de dúvidas no ar, ou então parece é que o assunto não é interessante para alguma das partes, como é o caso da sustentabilidade defendida pela empresa mas que a imprensa não dá destaque.

A importância da boa comunicação está sempre disposta a desafiar as pessoas, as organizações, enfim, quem dela precisa.

A forma como as coisas são ditas influi muito no atendimento, como o famoso discurso do presidente Lula, quando dizia que “o copo não está pouco cheio, ele está é pouco vazio”.

Perceber, assimilar e passar adiante o que se ouve é bastante complexo em alguns contextos. No caso das equipes de comunicação das empresas em questão, houve uma retomada do discurso a fim de “alinhá-lo”, ou seja, a fim de que todos digam, na verdade, o que a empresa realmente deseja passar adiante.

Seja para a mídia ou para quem for, as empresa consideram importante manter um discurso alinhado, como se as pessoas de sua equipe não pensassem de maneiras diferentes.

A respeito do discurso, Pagnan (2014, p. 64) relata que

A linguagem é o espaço dos conflitos, em que o discurso s manifesta para afirma conceitos e negar outros. Tal conflito é marcado pela polifonia, pelas várias vozes sociais, manifestadas pelos indivíduos(...) . A essa voz dá-se o nome de discurso, para além da simples classificação daquelas longaas explanações de um político em um comício, ou de um orador em uma assembleia, reunião, homenagem ou em qualquer outra situação de caráter coletivo em que uma pessoa expressa uma opinião para um certo número de pessoas.

Dessa forma, o discurso é qualquer enunciado pelo qual, no dia a dia, as pessoas se expressam, seja para tratar de assuntos corriqueirosou mesmo para organizar as ideias num texto escrito.

Seja como for, em todo texto, verbal ou não verbal, oral ou escrito, manifefsta-se uma determinada formação discursiva, que carrega uma ideologia que é entendida, especialmente, como um conjunto de valores e de crenças.

Conforme reafirma Pagnam (2014), é na voz de um enunciador que o discurso se manifesta, ou seja, de alguém que fala, que se expressa por meio de uma linguagem e que acaba revelando sua visão de mundo, seu modo de olhar a realidade.

E esse olhar pode ser mais próximo ou mais distante do que seria a ralidade, sendo que, em ambos os casos, tem-se a manifestação da ideologia, podendo ser como falseamento da realidade ou como um conjunto de valores e crenças.

Por isso, ainda segundo o autor (2014, p. 65)

Considerando tasi aspectos, é possível classificar um discurso como moralista, ateísta, político, amoroso etc. No entanto, importante lembrar, essa visão do mundo, esse discurso, não é construída de modo propriamente individual. Ou seja, ao expressarmos uma opinião, estamos, na verdade, expressando concepções constituídas no âmbito de um discruso comum, coletivo, social.

No relacionamento interpessoal, a comunicação é de suma importância, pois obedece a critérios que nem sempre são conhecidos de todas as pessoas que participam do diálogo. Nesse caso, o alinhamento proposto pelas equipes de comunicação das empresas é uma forma de manter um discurso que nem sempre condiz com a prática.

No caso relatado, uma ferramenta de gestão que poderia auxiliar a evitar possíveis conflitos dentro das empresas seria a análise swot, que faz uma análise do cenário em que as mesmas se encontram e que, por sua simplicidade, pode ser utilizada em praticamente qualuer circunstância.

Portanto, a importância da transparência e a coerência entre o discurso e a prática das empresas relacionadas é de suma importância, porque são produtores e distribuidores de produtos consumidos pela sociedade, que, para a sua própia segurança, necessita estar bem informada a respeito dos mesmos.

Considerações Finais

As afirmações que se ouvem todos os dias fazem com que as pessoas vão assimilando informações nem sempre bem fundamentadas. Isso ocorre porque existe uma importância inegável de se comunicar corretamente, no plano interpessoal, para que informações erradas não sejam assimiladas de forma errada.

No entanto, a comunicação feita nas empresas ou entre elas nem sempre é feita da mesma forma que a comunicação interpessoal.

Como afirma Pagnan (2014, p. 36), quando usa como exemplo o filme “Náufrago”,

(... ) a comunicação está presente na nossa vida, de um modo ou de outro. Seja para interagir na sociedade, seja como meio de criar uma identidade para a vida ou para um momento específico, como no caso do filme aludido.

Assim, a comunicação, por extensão à linguagem, é uma prática tão comum e quase natural como respirar ou comer, que nem sempre dá-se conta do que está sendo praticado. Apenas servem-se das palavras, dos gestos e do contato para expressar o que se quer.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à teoria geral da administração. Barueri: Manole, 2010.

KOETZ, Luciane de Paula Soutello. Fundamentos da administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PAGNAN, Celso Leopoldo. Comunicação e linguagem. Londrina: UNOPAR, 2014.

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »