TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Monografias: A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  5.132 Palavras (21 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

JUCIMARA APARECIDA RODRIGUES*

RESUMO

As organizações necessitam cada vez mais de informações rápidas e eficazes, de controles precisos que ajudem os gestores nas tomadas de decisões. As constantes mudanças no cenário, os consumidores mais e mais exigentes, faz com que os administradores se preocupem mais com a produtividade, a competitividade, a qualidade dos serviços oferecidos por suas empresas.

Nas organizações hospitalares não é diferente, a exigência por qualidade nos serviços é ainda maior, os gestores devem desenvolver uma visão crítica e delimitar melhor o alcance por idéias e programas que possam contribuir para suprir as necessidades dos clientes, assim alcançando o sucesso da organização.

O foco deste estudo consiste em verificar de que forma a Controladoria auxilia no processo de geração de informações fornecidas aos gestores para tomadas de decisões bem sucedidas e a atuação do controller nas organizações hospitalares. Será realizada uma pesquisa descritiva bibliográfica, fazendo uma reflexão do assunto abordado, o trabalho terá início com a revisão literária sobre conceitos de controladoria, enfatizando o profissional controller e sua atuação nas organizações hospitalares, assim como os sistemas de informações e controles gerenciais.

Esta pesquisa conclui que a Controladoria sendo um órgão de staff, é fundamental na estrutura organizacional hospitalar, auxiliando na geração e no repasse de informações aos gestores e diretores. Atualmente, os paradigmas influenciam as empresas com inovadas regras de gestão. As organizações hospitalares necessitam de gestores com essa visão, que acompanham a nova realidade, mantendo-as sempre saudáveis e competitivas.

Palavras-chave: Controller. Controladoria Hospitalar. Informações.

1. INTRODUÇÃO:

Atualmente a qualidade nos serviços prestados é vista como um conjunto de atributos essenciais para o sucesso de uma organização. As organizações hospitalares hoje é uma das mais complexas no que se refere á controles e geração de informações, não apenas pela nobreza e amplitude de sua missão, mas por apresentar uma equipe multidisciplinar com grau de autonomia elevado, que se utiliza de tecnologia de ponta e com alto nível de crescimento, percebe-se que estão condicionadas a um funcionamento inadequado diante da lógica da acumulação lucrativa dos mercados.

Para se administrar uma organização hospitalar hoje é preciso conhecer a missão extremamente humana que envolve o seu perfil, o gestor deve conciliá-la com o objetivo de manter o equilíbrio entre custos, despesas e receitas para conseguir oferecer serviços médicos de excelência.

Em face desta realidade é possível visualizar a necessidade da atuação de um controller dentro das organizações hospitalares, entende-se que a organização hospitalar hoje está à procura de gestores com respostas prontas e soluções rápidas, assim o que se considera neste sentido é a eficiência e a eficácia. São elas sem dúvida um conceito importante para se obter um dos elementos fundamentais na busca pela qualidade total e a satisfação dos clientes.

A controladoria tem um papel relevante no desenvolvimento de informações dentro da organização hospitalar, na realidade ela tem o intuito de atender as necessidades dos gestores e requer a aplicação de princípios que abrangem todas as atividades internas. O departamento de controladoria deve estar constantemente em alerta, assegurando que as atividades diárias da organização sejam realizadas de forma correta. Dentre algumas das responsabilidades do controller está a capacidade de transformar dados e estatísticos em tendências favoráveis que possam maximizar a utilização de recursos com eficiência e eficácia aumentando assim a rentabilidade da organização. Os controles Gerenciais são realizados diariamente através de relatórios gerados e informações utilizadas por eles. Assim a controladoria realiza controles eficientes exigidos pelos usuários internos e externos das organizações hospitalares.

1.2 Objetivos

• Descrever de que forma a controladoria pode ser útil na gestão das Organizações Hospitalares.

• Descrever os conceitos, objetivos e importância da Controladoria nas Organizações Hospitalares.

• Orientar e incentivar os profissionais, a fim de motivá-los a desempenhar seu papel de Controller dentro das Organizações Hospitalares.

1.3 Justificativa

Este trabalho tem como objetivo abordar a utilização da controladoria, como elemento fundamental para o crescimento e continuidade das organizações hospitalares. Os controllers devem adotar medidas de organização, efetivar seus propósitos de administradores ou gerentes para que as organizações hospitalares sejam grandes referências no mercado, verificando assim suas alternativas para que sejam bem sucedidas e que possam receber os benefícios a ela atribuídos em relação aos resultados que foram conquistados. Esta nova realidade exige que as organizações busquem novos métodos para obter a desejada eficácia e o cumprimento de seus objetivos.

A literatura existente ainda percorre caminhos que nem sempre proporcionam o entendimento imediato ou a solução para as dificuldades surgidas durante o desenvolvimento desta função. Em face disto é de grande valia a realização deste trabalho, com a apresentação de conceitos básicos e descritivos que poderão proporcionar o entendimento de como funciona a controladoria, bem como a atuação do profissional controller dentro de uma organização hospitalar.

Para a autora este trabalho é de grande importância, visto que a controladoria é um caminho muito interessante que a profissão Contábil dá a oportunidade de seguir e atualmente atuando dentro de organizações hospitalares. Hoje o controller é visto como um profissional bem conceituado e é cada vez mais crescente a demanda deste no mercado, verifica-se que a área hospitalar é muito carente no que diz respeito aos controles realizados por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com