TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA

Casos: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A administração financeira é a área encarregada de obter e desenvolver o desempenho das empresas, através da análise, planejamento e controle financeiro. Tem como objetivo a maximização, a prosperidade e o desenvolvimento da empresa.

O processo orçamentário é o elemento principal do controle gerencial na maior parte das organizações, possuam elas fins lucrativos ou não. A definição prévia de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos. Ou seja, as empresas que conseguem prever, com alguma precisão, os eventos futuros, podem se preparar melhor para aproveitar oportunidades de negócios ou minimizar os riscos de uma eventual ameaça.

O planejamento e controle financeiro, geralmente são usados somente por grandes empresas, mas, é necessário quebrar esse paradigma e, mostrar para micro e pequenas empresas que a utilização de orçamento de caixa permite uma melhor visualização da situação financeira do caixa da empresa para tomada de decisão.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 – GESTÕES FINANCEIRAS

Os estudos de contabilidade direcionam quase sempre a uniformidade de relatórios e procedimentos pertinentes a todas as empresas independentemente do tamanho, mas com todos os moldes aplicados às grandes empresas que, invariavelmente, possuem um nível de administração econômico-financeira superior às demais. Nessas empresas de maior porte as decisões e controles pautam-se pelo embasamento técnico, suportados por demonstrações e relatórios.

No entanto, as pequenas e médias empresas não possuem uma modelagem mínima e simplificada que lhes permita um melhor gerenciamento empresarial.

Segundo Teixeira e Pereira, (2001), a gestão financeira e sua aplicabilidade especificamente para as pequenas empresas, devem ser consideradas anexas à dificuldade de adaptação para um bom desempenho administrativo e gerencial. Essa gestão sob o aspecto de um adequado planejamento financeiro deve ser analisada a partir dos diversos orçamentos: caixa, vendas, de recursos, dentre outros.

A gestão financeira, de acordo com estes autores, passa pela elaboração de seu planejamento, que muitas vezes, existe informalmente dentro da cabeça do pequeno e médio empresário. Formalizá-la, então, seria demonstrar racionalmente a viabilidade da empresa e, por consequência, controlar a rota para tanto.

Segundo Masakazu Hoji (2006), para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações ou sócios de outros tipos de sociedades).

Guimarães (2001) relatou que a administração financeira é centrada na previsão e provisão de recursos financeiros para atender as mais variadas demandas que surgem a cada momento na empresa. O emprego de recursos na produção e comercialização de bens, tais como serviços, insumos, máquinas e equipamentos exige uma previsão acertada. A obtenção desses recursos para satisfazer a empresa no seu dia-a-dia e nas suas propostas de crescimento se constitui na provisão necessária aos eu funcionamento.

A administração financeira, em si, diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. As atividades desempenhadas por estes profissionais são bem diferenciadas, tais como: administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de fundos, previsões financeiras e orçamentos.

A importância do orçamento em um ambiente empresarial juntamente com o planejamento financeiro é primordial, ou seja, para que o orçamento seja considerado viável às estratégias da empresa, é necessário que haja um planejamento financeiro de modo que se possa monitorar a situação financeira da mesma, avaliar a necessidade de aumentar ou reduzir a capacidade produtiva e determinar os aumentos ou reduções dos financiamentos requeridos.

No momento de uma preparação do orçamento e do planejamento financeiro faz se necessário administrar as incertezas, sejam elas internas ou externas. Os fatores externos dizem respeito a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes, aspectos tributários e o crescimento dos custos, enquanto que os fatores internos correspondem a administração dos estoques, garantia de qualidade e competitividade dos produtos, sazonalidade da produção e controle dos gastos administrativos.

Segundo Zdanowicz (1998), o processo de planejamento financeiro decorre da necessidade da empresa em crescer, de forma ordenada, tendo em vista a implantação e a adequação de padrões, princípios, métodos, técnicas e procedimentos racionais, práticos e competitivos no tempo.

O sistema orçamentário global consiste em: planejar todas as atividades a serem desenvolvidas para que possam ser cumpridas; projetar a obtenção de todos os recursos necessários, dentro de determinado prazo, para fazer o planejamento acontecer na empresa; controlar as etapas à medida que são executadas; e avaliar periodicamente os valores realizados com os valores planejados.

Normalmente, o processo de planejamento financeiro inicia-se com planos financeiros em longo prazo, ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais a curto prazo, que envolvem as seguintes etapas: o orçamento de caixa, a demonstração do resultado e o balanço patrimonial projetados.

A geração de lucro e caixa é importante também para empresas públicas, pois, com o reinvestimento de recursos, é possível executar a melhoria e a expansão dos serviços prestados à comunidade.

A geração permanente de lucro e caixa contribui pra que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais por meio de geração e pagamento de impostos, treinamento e remuneração adequada dos empregados, investimentos em melhoria ambiental, etc.

Do ponto de vista dos acionistas, uma empresa pode ser visualizada como um sistema que gera lucro e aumenta os recursos nela investidos. A empresa, representada por seus administradores (diretores e gerentes) e empregados em geral interage com os agentes econômicos do ambiente em que está inserida, gera os resultados econômicos e financeiros e remunera os acionistas pelo investimento realizado.

2.2 - Planejamentos Financeiros

O planejamento financeiro é a forma pela qual a empresa estabelece,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com