TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL E OS FATORES QUE INTERFEREM O AMBIENTE ORGANIZACIONAL.

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL E OS FATORES QUE INTERFEREM O AMBIENTE ORGANIZACIONAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  5.533 Palavras (23 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 23

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL E OS FATORES QUE INTERFEREM O AMBIENTE ORGANIZACIONAL.

PONTES E LACERDA - MT

2013

SÉRGIO LUIZ CAMPOS CARVALHO

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL E OS FATORES QUE INTERFEREM O AMBIENTE ORGANIZACIONAL.

Pré-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNEMAT para obtenção do título de Bacharel em Administração Pública.

Orientador: Prof. Rafael Augusto Ramires Nunes Ormond

PONTES E LACERDA - MT

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................04

2 JUSTIFICATIVA........................................................................................................05

3 OBJETIVOS 15

3.1 OBJETIVO GERAL 15

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 15

4 METODOLOGIA 16

5 CRONOGRAMA 13

REFERÊNCIAS 14

ANEXOS 15

1 INTRODUÇÃO

A palavra motivação deriva do latim motivus, movere que significa mover. No seu sentido original a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado por algum motivo ou razão. A motivação serve pra qualquer coisa que se faça na vida e sobretudo para aquelas coisas que exigem um esforço maior como é o caso do trabalho.

Mais do que nunca sabemos que a motivação no trabalho é um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Quando se identifica que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho, logo vem o pensamento de que ela está em "crise" e isto tem levado teóricos, pesquisadores e gestores à busca de "receitas", "fórmulas" e "técnicas" onde muitas vezes acabam transformando - se em modismos. Com a globalização, as exigências são cada vez mais cobradas dos servidores por parte das organizações públicas, podendo gerar problemas tanto para a organização quanto para a pessoa. Assim, ambas as partes acabam tendo perdas, pois o efeito da desmotivação faz com que a organização não tenha uma produtividade de qualidade e o servidor passa a obter um baixo desempenho no trabalho sem contar com a falta de comprometimento com a organização.

Segundo Chiavenato (2000, p. 161), a motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades. (...). De acordo com Fiorelli (2003, p.100) quando a motivação está presente nas pessoas, elas tornam-se mais produtivas, atuam com maior satisfação, e produzem melhores efeitos, ou seja, pessoas motivadas produzem mais e melhor.

Em todos os aspectos da nossa vida, ser uma pessoa motivada faz a diferença na conquista de metas, desde as mais simples até as maiores, que parecem tão inatingíveis. Exercitar nossa capacidade de nos automotivarmos permanentemente deveria ser um hábito tão comum em nós quanto dar ‘bom dia’ quando chegamos ao trabalho. É natural o ser humano sentir a necessidade de ser encorajado e incentivado a realizar determinada tarefa, seja ela nova ou rotineira, num cenário em que as situações se repetem diariamente podendo gerar certa acomodação e desânimo por parte dos profissionais, à realização dos mesmos e conseqüentemente a motivação é vista em sua vida como parte primordial. Muitos fatores podem impedir que a pessoa tenham altos desempenhos e assim, é possível dizer que no mesmo ambiente de trabalho existem tantos fatores motivadores quanto desmotivadores.

Diante disso, de maneira geral pode - se dizer que a importância da motivação na vida profissional é um contínuo processo de satisfação e de necessidades individuais. O presente trabalho visa apresentar aspectos motivacionais dos agentes policias civis que atuam na parte interna da Delegacia de Polícia Civil de Pontes e Lacerda, através do emprego de questionários, abordando diversas teorias e sua aplicação na organização, buscando assim, compreender melhor os seus anseios e se auto - avaliar.

2 JUSTIFICATIVA

A pesquisa deste trabalho é de grande importância ao clima organizacional da delegacia pois assim cada um dos colaboradores possam conseqüentemente gerar maior produtividade junto as demais equipes ali presentes. Com isso, a sociedade tende a ganhar com a qualidade dos trabalhos feitos na equipe pela qual é composta, e assim a organização será cada vez melhor quando o colaborador realizar seu trabalho com satisfação.

A realização deste estudo justifica - se pela importância de se sentir motivado no âmbito do trabalho, avaliando os aspectos pertinentes para o bom exercício e suas funções, abordando no questionário a satisfação quanto a estrutura do ambiente e outras particularidades, para que assim possam analisar os fatores organizacionais, a satisfação e motivação dos policiais civis.

Conhecer a importância da motivação profissional e os fatores que possam interferir essa motivação no ambiente é o objetivo deste trabalho. Para realizar este estudo foi feito pesquisa bibliográfica, utilizando - se de leituras e citações, pesquisas de livros, sítios eletrônicos, pesquisa de campo e outras fontes disponíveis.

3 OBJETIVOS

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com