TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  16/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

ANAMARA FLORES GONÇALVES DE ÁVILA

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

ITAJAÍ

2016

  • Resumo.

Esse paper irá falar sobre a importância da pesquisa no trabalho acadêmico, a evolução histórica da pesquisa e o impacto que ela causa na sociedade, seus métodos e sistemas apropriados para um melhor aproveitamento no trabalho acadêmico assim como as técnicas que facilitam o pesquisador.

Palavra-chave: pesquisa, trabalho acadêmico,técnicas.

  • Introdução.

Sabemos da importância da pesquisa para o desenvolvimento de uma sociedade, quantos progressos tivemos no decorrer da história da humanidade graças a pesquisadores, quantos avanços e descobertas foram possíveis através do processo de pesquisa.

Os pesquisadores vem há anos desenvolvendo um método sistemático engajando-se em aprimorar suas técnicas em busca do conhecimento.

Para Prodanov e Freitas (2013, p.44): “Pesquisar cientificamente significa realizarmos essa busca de conhecimentos, apoiando-nos em procedimentos capazes de dar confiabilidade aos resultados.” Ou seja, destaca a importância do pesquisador na sua realização para que o resultado seja confiável e tenha credibilidade.

Para trabalhos de graduação, por exemplo, são exigidas pesquisas científicas, as quais devem produzir ciência, ou então serem derivadas da ciência, para que possam contribuir para demais pesquisas na área estudada. O aluno/pesquisador deve por sua vez planejar, conhecer e se adequar as normas científicas, que no Brasil, são ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Sem encararmos como obrigação, mas sim como responsabilidade e importância já impactam na sociedade como um todo.

É essencial que o pesquisador não encare a atividade desenvolvida como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade de pesquisar e aprender um pouco mais sobre um assunto relevante, tanto para si próprio, quanto para a sociedade de uma forma geral. (Duarte, 2014).

E como a pesquisa nos acompanha durante toda a nossa vida acadêmica, e por que não dizer, por toda a nossa vida, precisamos desenvolver o quanto ela é importante no trabalho acadêmico.

  • Desenvolvimento

Desde tempos remotos o homem tem a necessidade de pesquisar, para sua própria sobrevivência é através da pesquisa que curas para doenças foram encontradas, que a história foi escrita e muitas vezes reescrita, é através da pesquisa que se sabe as dificuldades sociais, ambientais. Para cada uma das ciências os métodos, os recursos utilizados são determinados por sua própria natureza. No entanto é precisa que haja uma padronização.

É preciso procurar seguir rigorosamente as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) para elaboração dos trabalhos acadêmicos, e só ai já vemos a importância da pesquisa.

É importante que, antes de desenvolver sobre a importância da pesquisa, saibamos o que é pesquisa e para o Demo (2000, p. 20) "Pesquisa é intendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (principio, cientifico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo de conhecimento." A finalidade da pesquisa é "resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos" (BARROS; LEHFELD, 2000a, p. 14) e a partir das dúvidas em relação ao fato e os pontos que continuam sem esclarecimentos e a pesquisa surge com esse fim, à necessidade de explicações plausíveis que respondam essas dúvidas e para isso existe vários tipos de pesquisas que proporcionam a coleta desses dados sobre o assunto acadêmico abordado.

A importância da pesquisa está além do que apenas procurar a verdade, mas descobrir as respostas para as perguntas ou até mesmo soluções para os problemas levantados.

Para os iniciantes em pesquisa, o mais importante deve ser a ênfase, a preocupação na aplicação do trabalho acadêmico do que propriamente a ênfase nos resultados obtidos.

A pesquisa contribui para uma formação critica, de forma consciente e um espirito cientifico de um pesquisador, por isso, as fontes devem ser claras, possuir credibilidade, essa responsabilidade deve estar presente em todo processo e fazer parte do caráter do pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com