TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/5/2017  •  Artigo  •  6.039 Palavras (25 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2]

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SANTA RITA LTDA

FACULDADE ANGLO-AMERICANO – FAACH

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 337, de 24 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JULIANA MARIA PAULINO

CHAPECÓ (SC)

2016

FACULDADE ANGLO-AMERICANO – FAACH

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL  

Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ensino Superior Santa Rita para a obtenção do título de Pós-Graduação.

CHAPECÓ (SC)

2016

AGRADECIMENTOS

A Deus por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades.

A esta Universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram essa ferramenta de aprendizagem e continuação acadêmica.

A minha orientadora Professora Cleudete, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Aos meus pais, Marlene de Fátima Lemes e Waldir Paulino (in memorian) pelo amor, incentivo e apoio incondicional.

Ao meu esposo Lindomar Do Nascimento e minha filha Érica Do Nascimento que sempre estiveram presentes na minha vida, me apoiando e me perdoando pelas minhas faltas em alguns momentos por estar ausente.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

RESUMO

PAULINO, Juliana Maria. A importância do brincar na educação infantil. Artigo Pós-graduação) Centro de Ensino Superior Santa Rita, Faculdade Anglo-Americano – FAACH, Chapecó, 2016.

O propósito deste trabalho é demonstrar que é possível o desenvolvimento, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma lúdica. A ludicidade estimula a curiosidade, desperta atenção e desenvolve habilidades e capacidades. É desafiador aos educadores as mudanças de paradigmas e o desenvolvimento com a ludicidade visando uma nova concepção e uma nova forma de aprender.  A educação lúdica visa estudar e valorizar um novo processo de desenvolvimento intelectual, moral, capacidade física do ser humano por meio do uso de brinquedos, jogos e materiais didáticos. Para Aristóteles o homem foi classificado: homo sapiens (homem que conhece, aprende) homo lumens (o que brinca, o que cria). Na atividade que a ludicidade está presente, o objetivo representa um símbolo que sugere algo preexistente na mente aprendiz, por meio dela é possível, representar e modificar a realidade, ás vezes escondida e tão almejada. Brincar alegra, anima, desperta nossos sentimentos, contribui para o desenvolvimento global e para a socialização, dificilmente brincamos sozinhos, além disso, envolvemos várias áreas de conhecimento. Esse deve ser o motivo pelo qual o brincar já passou por várias décadas e ainda continua presente no contexto social.  Dessa forma eles devem estar presentes em diferentes contextos escolares como forma de motivação e progresso no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Aluno. Brincar. Lúdico.

ABSTRACT

The purpose of this work is to demonstrate that development is possible, learning and construction of knowledge in a playful manner. The playfulness stimulates curiosity, awakens attention and develops skills and abilities. It's challenging to educators change paradigms and development with playfulness seeking a new design and a new way of learning. The playful education aims to study and appreciate a new process of intellectual, moral, physical capacity of the human being through the use of toys, games and educational materials. For Aristotle man was classified: homo sapiens (man who knows, learns) homo lumens (which plays, which creates). In the activity that playfulness is present, the goal is a symbol that suggests something existing in the apprentice mind, through it is possible to represent and modify reality, sometimes hidden and so longed for. Playing cheers, cheers, awakens our feelings, contributes to global development and socialization, hardly played alone, moreover, involve various areas of knowledge. That must be why the play has gone through several decades and still present in the social context. Thus they should be present in different school contexts as a form of motivation and progress in the process of teaching and learning

Keywords: Student. Play. Playful.

1 INTRODUÇÃO

O Lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, passando a ser necessidade básica de personalidade do corpo e da mente. Sabe-se que a brincadeira tornou-se ao longo dos tempos, fator importante para a concretização do processo ensino aprendizagem.

A infância é um dos tempos de vida com muito significado para todo ser humano. Este momento da vida traz consigo expressivas descobertas, interpretações e reinterpretações do mundo que cerca as crianças. Pais e educadores que respeitam a necessidade da criança de brincar estarão construindo portanto, os alicerces de uma adolescência mais tranquila ao criar condições de expressão e comunicação dos próprios sentimentos e visão do mundo.

O presente artigo tem como característica principal o brincar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Será apresentado um estudo com base na importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, tendo como objetivo mostrar aos educadores a importância de se trabalhar o lúdico com os conteúdos pedagógicos, proporcionando assim uma aprendizagem significativa e prazerosa aos nossos educandos.

O brincar está presente na vida do ser humano há milhares de anos, ele possibilita que as crianças entrem em contato com seu corpo, seus sentimentos e suas possibilidades de limites. Permite também que elas despertem para as consequências que suas atitudes geram ao seu redor, influenciando o ambiente social e natural em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com