TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONSTRUIR, BRINCAR E APRENDE: PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Monografias: PROJETO DE INTERVENÇÃO: CONSTRUIR, BRINCAR E APRENDE: PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  1.739 Visualizações

Página 1 de 10

ELSA PENA SALES

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

CONSTRUIR, BRINCAR E APRENDE: PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

FORTALEZA – CE

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 JUSTIFICATIVA......................................................................................................4

3 OBJETIVOS.............................................................................................................5

4 REFERENCIAL TEÓRICO ......................................................................................6

5 METODOLOGIA.......................................................................................................9

6 CRONOGRAMA.....................................................................................................11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 12

8 APÊNDICE ............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional 9394/96, a educação traz em seu bojo a formação do aluno para o pleno exercício da cidadania, ou seja, a escola deve trabalhar e desenvolver valores éticos e morais que sejam capazes de influenciar na vida social dos alunos. Desta forma hoje é preciso pensar a escola como um espaço de construção da cidadania, com o desenvolvimento de temas importantes que possam incrementar praticas e atitudes positivas para os alunos.

A política de educação ambiental visa promover junto a população a preocupação e defesa do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida. Sendo, portanto um tema de extrema importância que a escola não pode deixar de trabalhar. Como a educação ambiental deve ser desenvolvida em todos os níveis da educação, a educação infantil também faz parte deste universo, e como sabemos a criança pequena é pura brincadeira, tudo a sua volta é brincadeira.

Pensando sobre esta temática, surgiu nossa motivação para realizar este projeto de intervenção, reconhecendo a importância da brincadeira para as crianças, e a necessidade de se desenvolver a consciência ambiental a partir da educação infantil. Com o objetivo de contribuir para uma pratica saudável, através da reutilização de latas, caixas e garrafas pet, transformando-os em brinquedos, buscamos refletir sobre uma nova possibilidade de consumo do “lixo” que produzimos no nosso dia a dia.

Desta forma para a efetivação deste projeto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, abordando a temática da educação ambiental e a importância do brincar para a criança. Como referencial teórico buscou-se subsídios na legislação ambiental e educacional vigente e nos estudos de Piaget (1976) e Vygotsky (2010), dentre outros. Estruturamos o projeto de forma a ser desenvolvido durante todo o ano letivo, dividido em três etapas, conforme o material trabalhado.

JUSTIFICATIVA

A brincadeira faz parte do dia a dia da criança, tudo na mão das crianças vira brinquedo, um pedaço de pau, uma corda velha, uma caixa vazia. De acordo com Kishimoto (2001), a brincadeira possui um fim em si mesma, ou seja, surge livre, sem noção de obrigatoriedade, exercendo-se pelo simples prazer que a criança encontra ao colocá-la em prática.

As crianças possuem diversas razões para brincar, sendo uma delas o próprio prazer que podem usufruir enquanto brincam. No entanto, é importante salientar que a brincadeira possui um lugar fundamental no desenvolvimento infantil. A importância da brincadeira pode estar relacionada com a possibilidade de fornecer à criança um ambiente planejado e enriquecido que propicie a aprendizagem de várias atividades.

A educação ambiental, assim como outros temas relevantes para o aprendizado das crianças, pode e deve ser desenvolvida de forma prazerosa que envolva a dinâmica do brincar. Uma vez que a escola na sua função social deve desenvolver a temática da educação ambiental em todos os seus níveis, ou seja, da educação infantil ao nível superior. E como trabalhar a educação ambiental com crianças tão pequenas? Como professora de educação infantil de uma escola publica de Fortaleza, nos inquietamos com a necessidade de trazer para as crianças um tema aparentemente tão complexo.

A educação ambiental no contexto escolar, geralmente só é lembrada e trabalhada em forma de dadas comemorativas, dia do meio ambiente, dia da água, dia da arvore, dia do animal, como atividade de pintura ou até em forma de passeata, como uma atividade pontual com fim em si mesma. A pratica de atitudes saudáveis como não jogar lixo no chão ou apagar as luzes quando sair na sala, não são vistas como praticas importantes para o meio ambiente.

Desta forma com base no exposto, apresentamos a relevância deste projeto para desenvolver a temática da educação ambiental com alunos da educação infantil de forma singular, em que os mesmos possam perceber que as caixas, garrafas, e papeis que descartamos no nosso dia a dia podem se transformar em brinquedos para nos divertir, brincar, aprender, alem de contribuir para uma pratica saudável reutilizando materiais que seriam postos do lixo, possibilitando um novo olhar para o “lixo” do nosso dia a dia, fomentando a partir da educação infantil uma consciência ambiental.

.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

 Promover a consciência ambiental com os alunos da educação infantil;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com