TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar Na Educação Infantil

Artigos Científicos: Brincar Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 6

1 PROBLEMA

Dentre os vários aspectos ligados à infância, elegemos como tema deste trabalho “A importância da brincadeira no desenvolvimento Infantil”. O brincar é considerado importante para o desenvolvimento da criança por ser um recurso mediador no processo de ensino-aprendizagem possibilitando o fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende.

Considerando a educação infantil, primeira etapa da educação básica, constitui-se como universo onde o brincar é composto pela representação, pela imitação e não aparece como imposição do adulto, mas como parte da vontade de crescer e se desenvolver. Nas diversas brincadeiras, a criança simboliza o seu contexto social utilizando-se de seu corpo e da linguagem.

Por meio do brincar, crianças e adultos exploram uma grande diversidade de experiências em variadas situações, com diferentes objetivos, conscientes ou não. O brincar envolve as capacidades físicas, intelectuais, emocionais, imaginativas, afetivas, criativas, imitativas, entre outras, que proporcionam um excelente momento de aprendizagem, também promovem possibilidades dos professores aprenderem sobre as crianças e suas necessidades (BASSEDAS, 2004).

A maioria dos pensadores e educadores que trabalha com este tema ressaltam a importância da brincadeira no processo de aprendizagem, porém tem-se observado que a brincadeira não faz parte do projeto pedagógico da escola e da ação do professor.

Esquecer do brincar é também esquecer de viver com qualidade de vida, e, ao oferecermos às crianças a possibilidade de brincar, oferecemos muito mais do que o ato em si mesmo, visível aos olhos, estendemos uma perspectiva de vida melhor, um desenvolvimento mais natural e eficiente, uma socialização decorrente de tão somente brincar, e ainda mais, a possibilidade de se reconhecer como ser, na terapia constante do expressar e concretizar criativamente os recursos internos de que dispomos.

O brincar é uma atividade imprescindível no desenvolvimento da criança, e a Educação Infantil segue um novo rumo embasado na importância do brincar e no oferecimento de brinquedos e brincadeiras contextualizados às propostas pedagógicas, que possibilitem aprendizagem e desenvolvimento em múltiplos aspectos (ALMEIDA, 2003).

É brincando que as crianças constroem conhecimentos e desenvolvem atenção, agilidade, associação, coordenação motora, etc. Ao brincar, as crianças ativam sua imaginação, criam sua própria maneira de brincar, desenvolvem-se sem perceber, o que contribui primordialmente para sua autonomia e personalidade. Assim, as brincadeiras permitem que as crianças se estruturem e estabeleçam relações ricas de troca e de convívio social. Seguindo essa temática, o projeto apresenta a questão: quais são as contribuições da brincadeira no desenvolvimento infantil?

2 JUSTIFICATIVA

Ao elaborar o presente estudo, entendemos que os brinquedos e as brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento infantil. Vão além do divertimento, servem como suporte para que a criança atinja o desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo.

As reflexões aqui apresentadas surgiram ao percebermos enquanto educadora da educação infantil que o brincar facilita o aprendizado, pois é brincando que se aprende, segundo o ditado popular, sobretudo nas fases iniciais da vida. Sole (2003) afirma que brincando se prepara para a vida, pois a criança imita os adultos, repete experiências, resolvendo situações, alternado papéis, o que estimula a criatividade, facilita a socialização, o aprendizado de regras e normas, enfim, faz do brincar uma atividade que contribua para uma vida adulta saudável.

O brincar é um importante instrumento que possibilita a socialização, a ampliação da visão de mundo e a interação com o mesmo, pois auxilia a criança a vivenciar a fantasia através do simbólico. Durante o brincar a criança reconstrói diferentes modos e repetidas vezes o seu eu, não agindo de modo forçado, mas intrinsecamente natural (KISHIMOTO, 2000).

O brinquedo e a brincadeira são prioridades na vida das crianças. Deixando de considerá-los, estaríamos nos afastando da criança, abstraindo aquilo que traz em si a própria noção de infância.

A atividade lúdica é importante porque desenvolve na criança a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que esta em andamento quando a criança está na educação infantil.

Segundo Vygotsky (2003, p.131),

o brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos a um ‘eu’ fictício, ao seu papel no jogo e suas regras. Dessa maneira, as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.

Através da brincadeira a criança pode desenvolver a imaginação, a confiança, a autoestima e a cooperação. O modo como a criança brinca revela seu mundo interior, e isso permitem a interação da criança com outras crianças e a formação da sua personalidade. Para isso é necessário que os Centros de Educação Infantil dêem condições e promovam situações de acordo com as necessidades das crianças, oportunizando estimulação para seu desenvolvimento integral.

Baseando-se na importância das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem com crianças de quatro a seis anos este trabalho servirá para estudar e conhecer o nível de influência da brincadeira no desenvolvimento infantil, verificando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento da atividade.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Conhecer a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil com crianças de 4 a 6 anos de idade no contexto escolar.

3.2 Objetivos específicos

- Analisar o papel do brinquedo no desenvolvimento da aprendizagem infantil.

- Verificar o nível de contribuição das brincadeiras no processo de socialização das crianças.

- Analisar como os professores da educação infantil trabalham a lucidez na brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com