TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO DA GESTÃO FINANCEIRA

Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO DA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 7

ÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONTABILIDADE EMPRESARIAL

to é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa durante um determinado período Em contabilidade e finanças o orçamento é a demonstradas receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros.

O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência. Welsch (1986) cita que a administração de qualquer entidade deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial.

Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão.

Segundo Perez Junior, Pestana e Franco (1997), o papel do orçamento na gestão de uma empresa é compreendido de melhor forma quando relacionado às funções administrativas. As inúmeras definições de “administração” de uma entidade podem ser resumidas em três funções básicas:

• planejamento;

• organização;

• controle.

No processo de elaboração do orçamento, as áreas devem estabelecer as metas que deverão ser alcançadas, e estas deverão estar integradas de maneira sistêmica com a organização. É o orçamento que permitirá acompanhar o desempenho da organização, possibilitando que os eventuais desvios sejam analisados e controlados.

De acordo com Perez Junior, Pestana e Franco (1997), um orçamento, basicamente, pode ser considerado um plano, uma meta, ou ainda um objetivo, e não há definição melhor de “função orçamentária” do que a que diz ser esta função primordialmente um sistema de planejamento e controle.

1.2 – AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO

O orçamento para uma organização é sempre entendido como um plano, que compreende as movimentações realizadas por ela em um determinado período,onde é formalizado o desempenho das ações e atos administrativos, pois oferece vantagens pela sua formalização.

Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento novas condições externas (SANVICENTE, 2000, p. 23)

Assim podemos entender que um planejamento através do orçamento sempre será útil para qualquer organização, independentemente de seu tamanho ou de seus resultados, tendo como vantagem os seguintes:

a) O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar sempre à frente, objetivando melhores resultados.

b) O orçamento também estabelece expectativas definidas que é a melhor forma de avaliação do desempenho futuro.

c) O orçamento ajuda, orienta e auxilia os seus administradores a coordenar seus esforços, de forma que os seus objetivos sejam alcançados.

1.3 – PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS

1.3.1 Orçamento de Vendas: São as previsões do departamento comercial, onde são contemplados as quantidades, preços unitários, períodos, forma de recebimentos, impostos e outros que se julguem necessários.

1.3.2 Orçamento de Produção: Tendo como ponto de partida às necessidade de vendas, a produção fará uma projeção de quantidades a serem produzidas em cada período.

1.3.3 Orçamento de Matéria Prima: Através da quantidade projetadas para produção, estima-se a quantidade de matérias prima a ser adquirida.

1.3.4 Orçamento da Mão de obra Direta: A partir da necessidade de produção e sabendo-se da necessidade de mão de obra direta para cada produto em cada setor produtivo, pode-se fazer um planejamento da quantidade necessária.

1.3.5 Orçamento dos Custos Indiretos de Fabricação: São aqueles decorrem do processo de produção, mas que não podem ser identificados diretamente nos produtos, tais como: Energia elétrica, água, manutenção, seguros, etc.

1.3.6 Orçamento do Custo de Produção: É composto pelas informações vindas das planilhas anteriores, e tem por objetivo quantificar os gastos em todo o processo do período em análise, com a intenção de auxiliar na apuração da projeção dos resultados

1.3.7 Orçamento das Despesas Comerciais e Administrativas: Da mesma forma que o orçamento de custo de produção, tem os mesmos objetivos, porém trata dos gastos de comercialização e de administração nas funções de apoio às atividades operativas

1.3.8 Orçamento de Investimentos: Com o envolvimento de todos os setores da organização e também das áreas envolvidas em todo o processo, faz uma projeção dos valores a serem imobilizados para que se crie a estrutura física necessária ao cumprimento dos objetivos

2. ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO:

O Orçamento mestre é compreendido por ser aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como base para elaboração de todas as previsões que a organização necessita, podendo ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro

2.2 QUEM UTILIZA O ORÇAMENTO MESTRE, DE QUE FORMA E PARA QUE?

O orçamento mestre geralmente é utilizado pela alta administração, pelo diretor de orçamentos, executivos de vendas, produção, finanças e administração, onde o seu desenvolvimento começam com a previsão de vendas e terminando no resultado. A empresa com base nas informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com