TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

Casos: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO FINANCEIRA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTANCIA NA ORGANIZAÇÃO. 5

3. ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO...............................................................5

4. ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO 9

5. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 21

6. REFERÊNCIAS 23

1. INTRODUÇÃO

No cenário econômico atual , as empresas devem estar atentas a todos os fatos que ocorrem no mundo corporativo, devem procurar uma forma de gestão que auxiliem a tomada de decisão. O orçamento empresarial é uma das peças fundamentais que as

organizações devem realizar, visto que, uma projeção resulta na expectativa de resultados positivos com relação ao mercado em que atua. Nesta produção textual será descrito alguns conceitos de orçamento, sua importância e vantagens na organização, apontando os principais tipos do mesmos.

Ao realizar um orçamento empresarial a empresa consegue administrar as questões impostas pela legislação fiscal, prevendo quais seriam os valores a destinar aos órgãos competentes.

O orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, nota-se que é extremante fundamental utilizar esta ferramenta.

.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO E A SUA IMPORTANCIA PARA ORGANIZAÇÃO

Podemos conceituar os orçamentos como os planos de curto prazo ( geralmente um ano), baseados nas estruturas empresariais existentes ou já programadas, e obedece à estrutura informacional contábil. O orçamento é a ferramenta contábil que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e assim, ter sucesso no mercado. O orçamento também é considerado um projeto detalhado dos resultados de um programa oficial de operações, baseado em uma eficiência razoável. Ele tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia, como cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto. Este documento permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos, para melhor compreensão e controle; os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

Orçamento é uma parcela significativa da maioria dos sistemas de controle da administração quando administrado sabiamente, um orçamento apresenta várias vantagens tais como:

- Compele os administradores a pensar adiante por meio da formalização de suas responsabilidades no orçamento;

- Fornece expectativas definidas que representam a melhor estrutura para o julgamento do desempenho subsequente;

- Ajuda os administradores na coordenação de seus esforços, de tal forma que os objetivos da organização como um todo são confrontados com os objetivos de suas partes;

- Controle com um orçamento é possível controlar os teus gastos, ajudando a decidir com alguma exatidão a forma como aplicar o dinheiro;

- Organização: mesmo o orçamento mais simples permite sistematizar ou dividir os recursos por categorias de despesas e poupanças;

- Ganhos monetários: uma maior racionalização das despesas resultante da elaboração de um orçamento vai permitir poupanças adicionais que poderão se aplicadas por forma a gerar um rendimento extra.

Enfim, o orçamento vem a impulsionar um planejamento e a implementação estratégica de planos, proporcionando uma estrutura para a avaliação do desempenho que motiva administradores e funcionários dentro de uma empresa.

3. ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Orçamento-mestre é uma análise extensiva do primeiro ano do plano de longo prazo. Um orçamento-mestre resume as atividades planejadas de todas as subunidades de uma organização - vendas, produção, distribuição e finanças. O orçamento-mestre quantifica as metas de vendas, os direcionadores de custos de atividade, as compras, a produção, o lucro líquido, o saldo de caixa e todos os outros objetivos que a gestão especificar.

A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme objetivos previamente definidos, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia faz com que as decisões para os próximos períodos sejam tomadas com mais segurança, principalmente aquelas que envolvam novos investimentos, objetivos empresariais, políticas de produção, níveis de estoques e vendas.

Visto que toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Por sua importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa,dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com